A agência norte americana que regula os medicamentos,a Food and Drugs Administration(FDA),alerta que o Regranex,um gel utilizado pelos diabéticos para a cicratização de feridas,aumenta a mortalidade por cancro.O medicamento é comercializado em Portugal e o Infarmed diz estar a acompanhar a situação.
O alerta da FDA surge depois de ter recebido,em Março passado,os dados de um estudo que sugeria que os diabéticos que aplicavam este gel tinham maior incidência de cancro.
A monotorização do medicamento continuou após a aprovação porque o Regranex favorece a divisão mais rápida das células.Depois de rever os resultados do estudo,a FDA concluiu esta semana que a probabilidade de morrer de cancro é cinco vezes maior para os doentes que tenham usado três ou mais tubos de Regranex,quando comparado com outros que não tinham usado o gel.
No entanto, não foi verificado um aumento de casos de cancro no grupo mais geral de doentes ou nos que tinham utilizado o medicamento em quantidades menores,mas agência saliente que o estudo foi demasiado curto para detectar novos casos.
Assim,a agência emitiu um comunicado em que diz que "o Regranex não é recomendado a pacientes que tenham um historial conhecido de tumores malignos."
No entanto,a autoridade norte americana reconhece que quando o medicamanto é usado com bons cuidados médicos aumenta as hipóteses de cura das úlceras diabéticas,em tipo de ferida que tem poucas alternativas de tratamento.Por isso,recomenda que o gel seja usado só quando os benefícios superarem os riscos.Recomendou também que esta nova informação,seja incluida na bula do medicamento.
Nos Estados Unidos,a empresa que detém o Regranex,já adicionou um aviso sobre este risco.A Johnson & Johnson's,que vende o produto no mercado norte-americano ,disse ainda que o alerta foi emitido com base em quatro casos de cancro entre doentes que utilizaram 3 ou mais tubos.
O Infarmed está a seguir a revisão do estudo feito pela FDA no sentido de se apurar se os benefícios oferecidos pelo medicamento são superiores aos riscos.
Carlos Pires,da Autoridade nacional do medicamento disse ainda ao DN que o Infarmed seguirá as recomendações ,que forem decididas a nível europeu.No entanto,a Agência Europeia do Medicamento ainda não fez nenhuma recomendação.
POSITIVO
Apesar do alerta,a Food and Drugs Adminisration reconhece que,quando o Regranex é utilizado com bons cuidados médicos aumenta as hipóteses de cura das úlceras nas pernas e pés dos diabéticos,um tipo de ferida para que quase não existem alternativas de tratamento.
NEGATIVONa base da decisão da Food and Drugs Administration está um estudo que demonstrou que a probabilidade de morrer de cancro era cinco vezes maior que em doentes que tinham utilizado três ou mais tubos de Regranex,quando comparados com outros que não tinham utilizado o gel.
In DN