dezembro 21, 2006

AS CÉLULAS DÃO PARA TUDO

Os médicos de um hospital de Xangai conseguiram reparar lesões cerebrais de uma mulher com os restos de tecidos que estavam no pauzinho que ela tinha espetado na cabeça.Um acidente doméstico deu origem a uma descoberta extraordinária que pode revolucionar os tratamentos de Alzheimer,Parkinson e outras doenças.

Um pauzinho.Foi por causa de um pauzinho que o médico chinês ZhuJianhong,cirurgião no Hospital Huashan,em Xangai,na China,descobriu que há células estaminais no cérebro e que podem ser usadas para tratar lesões cerebrais.As células estaminais são aquelas que se transformam em qualquer tipo de células do organismo e que podem curar doenças como a de Alzheimer.
Até há pouco tempo,pensava-se que este tipo de células só existiam nos embriões,o que quase bloqueou a investigação em países como os Estados Unidos já que a recolha destas células implicava a morte do embrião.Mas os cientistas estão a tentar descobri-las noutras partes do organismo.E,por acaso,Zhu Jianhong encontrou-as no cérebro.A descoberta foi revelada na revista The New England Journal of Medicine e surpreendeu a comunidade científica.
Quando,no ano passado,uma mulher entrou no serviço de urgências do Hospital Huasan com um pauzinho chinês espetado num olho,ninguém se espantou.Em Xangai,certas discussões acabam com batalhas de pauzinhos,transformados em facas.Mas mal o médico Zhu Jianhong retirou o pauzinho reparou que parte do tecido cerebral vinha agarrado e o médico decidiu cultivá-lo em laboratório.Depois de tratar as células individualmente,verificou que algumas se dividiam e contabilizou que 4% eram estaminais.Animado,pôs-se a recolher amostras nos doentes que lhe apareciam com perfurações no cérebro.

Queria saber se essas células conseguiam reparar as lesões cerebrais,depois de transplantadas.E conseguiu 16 amostras.
Primeiro,Zhu Jianhong usou-as em ratos saudáveis.Após neutralizar o sistema imunitário dos animais,injectou-lhes as células estaminais nos cérebros e viu que elas de transformavam em diferentes células.Depois injectou-as em ratos com cérebros danificados.Tingiu as células e verificou que viajavam até a parte danificada,reparando-a.Estava a um passo do êxito.
COMO MEDIDA de segurança,os testes seguintes foram feitos em macacos e só depois em humanos.Foram injectadas células estaminais em 8 pacientes a quem tinham sido retiradas amostras.Depois,um grupo de cientistas que não sabia da experiência usou testes de comportamento para avaliar os doentes tratados e um grupo de pessoas com o mesmo tipo de lesão.A conclusão foi uma vitória:os pacientes de Jianhong revelaram menos deficiências.E tudo por causa de um pauzinho chinês.

O estudo sobre as células estaminais de Zhu Jianhong é apenas uma amostra da revolução científica que está a decorrer na china.O Governo está a investir em áreas que vão da biotecnologia á investigação espacialSegundo um relatório da Universidade de Rice,no Estados Unidos,em 2010,cerca de 90% dos cientistas de todo o mundo estarão na Ásia.E a maior parte será mesmo de nacionalidade chinesa.

Fonte: Revista Sábado

dezembro 17, 2006

AMAZÓNIA PERDE ÁREA SEMELHANTE Á DA IRLANDA

Chamam-lhe o pulmão do planeta e com razão:a Amazónia é a fonte mais importante de oxigénio e também de água potável da Terra.Mas nem isso a salva da voracidade do Homem,que assim mostra ser capaz de comprometer a própria sobrevivência.
Desde 1970 a floresta Amazónica perdeu uma área equivalente à da França ou seis vezes a de Portugal.O ritmo de destruição não abrandou com a subida ao poder de Lula da Silva.De 2003,quando pela primeira vez o antigo operário foi eleito presidente do Brasil,até agora a Amazónia perdeu 70 mil quilómetros quadrados,tanto quanto a área da Orlanda.
Madeireiros e ganadeiros são cúmplices no crime e tiram pertido fácil da pobreza e do analfabetismo que marcam o Brasil,um país "bonito por natureza".

Fonte: Jornal "Correio da Manhã"

dezembro 14, 2006

SAÚDE O FIM DA QUIMIOTERAPIA

TRATAR O CANCRO DA MAMA

Uma equipa de cientistas descobriu o gene responsável pelo tipo mais difícil de tratar-o cancro lobular.O chefe dos investigadores é brasileiro e já estudou em Portugal.



Jorge Reis-Filho é um homem feliz.Ao fim de quatro anos a investigar o cancro da mama,o brasileiro e a equipa de cientistas com quem trabalha descobriram o gene que pode ajudar a tratar 10% dos cancros da mama - o cancro lobular.Os resultados são muito promissores.Levam-nos a pensar num futuro livre deste tipo de doença.
A descoberta foi feita pela equipa dos cientistas do Centro de Investigação do Cancro da Mama Breakthrough,no Reino Unido,que tem vindo a analisar o genoma do cancro lobular-o mais difícil de combater.
Jorge Reis-Filho, o patologista molecular da equipa,estudou na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho e,em 2005,foi investigador associado do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto,que colabora,com o Centro Breakthrough.
O investigador e os colegas descobriram o gene responsável pelo cancro lobular.Chama-se FGFR 1 e existe nas células saudáveis em apenas duas cópias,uma herdada do pai e outra da mãe.É quando se divide em mais cópias que ele provoca a doença.A boa notícia foi publicada,na semana passada,na Revista Clinical Cancer Research.
Depois de detectarem o gene,os cientistas verificaram que ele participava no crescimento da célula do próprio cancro.Procuraram então desligá-lo."Primeiro tentámos inibilo com uma técnica molecular e depois com um inibidor químico.Nas duas situações as células doentes pararam de crescer e acabaram por morrer" explica Jorge Reis-Filho.


A DESCOBERTA PODE LEVAR ao desenvolvimento de medicamentos que ataquem com precisão o gene,sem prejudicar o organismo."Pode-se evitar a queda do cabelo e os problemas intestinais provocados pela quimioterapia.Porque esta actua sobre todas as células que se dividem:doentes e saudáveis". Os cientistas vão agora fazer testes à capacidade de inibição do gene,mas já iniciaram contactos com a Agência Reguladora de Medicamentos e Saúde,o órgão regulador britânico,para realizarem testes clínicos em humanos.Se os resultados forem animadores,os cientistas pensam fazer ensaios clinicos dentro de dois anos."Não podemos falar de uma cura.Mas podemos começar a pensar no cancro como uma doença crónica,que com os medicamentos correctos fica controlada e permite continuar a ter uma vida normal".

Fonte:Revista Sábado

MATAM BEBÉS POR CÉLULAS ESTAMINAIS

UCRÂNIA- CRIANÇAS ALIMENTAM NEGÓCIO FLORESCENTE

É mais um drama dos nossos dias.Na Ucrânia bebés recém-nascidos saudáveis terão sido mortos para,presumivelmente,abastecer o florescente comércio internacional de células estaminais (indiferenciadas).
De acordo com a BBC,que tem em seu poder provas sobre este caso,a Ucrânia tornou-se na capital mundial di tráfico de células estaminais.
Perturbadoras imagens em vídeo de exames "post-mortem" a minusculos cadáveres desmembrados levantam " sérias questões sobre o que realmente aconteceu.Tudo aponta para uma cruel realidade que promete estender-se a outras paragens e cujas proporções são difíceis de calcular.

MÃES QUEIXARAM-SE

Várias mães na cidade de Kharkiv afirmam ter dado à luz bebés saudáveis que depois foram entregues ao pessoal da maternidade.O polémico caso começou a ser investigado depois de,em 2003,terem sido exumados num cemitério cerca de 30 corpos de bebés e fetos.Um activista obteve provas em vídeo sobre as autópsias e forneceu-as á BBC e ao Conselho da Europa,que descreve uma cultura geral de tráfico de crianças raptadas à nascença,mencionando ainda um "muro de silêncio" da parte do pessoal hospitalar sobre o seu destino.As imagens mostram vários órgãos,incluindo cérebros,e alguns corpos desmembrados.
Saliente-se que já existia um negócio com este tipo de células retiradas de fetos abortados,decorrente de alegações que poderão ajudar a combater numerosas doenças.Mas agora tudo indica que provêm de bebés vivos
.

dezembro 11, 2006

"NÃO USAR PERFUME É COMO ANDAR NU"

CLASSIFICA FRAGÂNCIAS NA SUA COLUNA NO THE YORK TIMES E DIZ QUE O MELHOR PERFUME É AQUELE QUE NOS FAZ SENTIR BEM.
DÁ UMA DICA: O Sítio ideal para o guardar é no frigorífico

Diz Chandler Burr

O olfacto deste norte americano não é nada parecido com o do maquiavélico Grenouille pelo alamão Patrick Süskund,no livro O perfume.Chandler é,essencialmente,um estudioso de fragâncias.Ao lançar o livro "O Imperador do Olfacto envolveu-se na descoberta dos aromas e,agora,assume-se perito no assunto.Solteiro-"infelizmente".
O colunista do New York Times não teme retaliações das marcas de perfumes que reprova na sua avaliação.Aponta o dedo ao cheiro "agressivo" dos árabes e ao
"agradável" dos japoneses,mas ainda não conhece o dos portugueses.Para Burr,não há perfumes masculinos ou femininos-"Essa divisão é um marketing comercial estúpido"-e cada pessoa tem de usar o que mais gosta,desde que se sinta bem.E,já que são caros,há que conservá-los bem no frigorífico.
Como classifica um perfume ?
Há dois aspectos essenciais:o técnico e o estético.No técnico há que ter em conta a performance-Espalha-se bem e impregna-se na pele de forma certa?-tem sillage-deixa rasto?-o mais importante para mim, se é inovador.
Actualmente,quais são os melhores perfumes feminino e masculino?
Não acredito que existam perfumes masculinos e femininos,essa divisão é um marketing comercial estúpido.Toda a gente devia usar perfume de que gosta.Nesta altura,os melhores para homem e mulher são: Fragile,de Jean Paul Gaultier,B Men,de Thierry Mugler,ou a colónia Mûre et Musc,de L'Artisan Parfumeur.

As provas de perfumes são como as dos vinhos?
É óbvio!De facto,devemos experimentar um perfume e usá-lo pelo menos um dia antes de o comprarmos.

O que é para si uma pessoa bem perfumada?
Temos de escolher os perfumes não só pela estética - a forma como cheiram-,mas pela qualidade.Infelizmente,há perfumes que estão preparados para cheiram bem nos 10 minutos em que os experimentamos nas lojas,mas quando saímos........

Como se deve usar um perfume ?

O melhor sítio para colocarmos perfume é,em primeiro lugar,a zona do pescoço,pelo lado das costas;depois os antebraços.Ao ardarmos,mexemos os braços e,com esse movimento,transmitimos a nossa fragância,demarcamos espaço à nossa volta.

Enquanto jornalista,cobriu diversas áreas,da política à economia,da religião à ciência.Porquê agora os perfumes?
Oportunidade e sorte.Tenho um mestrado em Teoria Económica e Economia Política Japonesa e em 1988 trabalhava para a revista norte-americana US News & World Report.Estava na Europa à espera de um comboio para Londres porque ia fazer um artigo sobre as políticas de Tony Blair.Por pura sorte,comecei a falar com o homem que estava à minha frente na fila,Luca Turin,um biofísico que trabalhava com cheiros e um génio dos perfumes.Escrevi um livro sobre ele,O Imperador do Olfacto,o que me levou depois a escrever sobre o perfume Hermès na revista The New Yorker,o que fez com fosse encontrado pelo The New York Timas.

É o primeiro crítico de perfumes do The New York Times.Como é que as pessoas estão a reagir á sua coluna?
Algumas acham estranho tratarmos os perfumes como uma arte,como o teatro,a literatura,o cinema ou a culinária,mas a maior parte entende.O facto é que os perfumes devem ter uma crítica como a moda ou a pintura e é isso que já estamos a fazer.

Durante quanto tempo devemos usar a mesma fragância?
Um dia ou toda a vida,cada um é que sabe!

Devemos ter um perfume para cada ocasião ou estado de espírito?

Se gostarmos,sim.É o chamado perfume guarda-roupa.Cada vez mais,as pessoas colecionam cheiros,escolhendo o seu perfume de acordo com as roupas,com a hora do dia em que saem e com a sua disposição.

Como classifica alguém que mude constantemente de perfume?

Se mudar de uma forma inteligente,é uma excelente maneira de comunicar o seu estilo e agradar aos outros.

O perfume que usamos diz muito de nós?

O olfacto é o mais visceral dos sentidos,o que está mais enraizado em nós.As nossas fragâncias revelam muito das nossas escolhas estéticas e gostos.

Como saber qual o perfume que melhor combina connosco?

O melhor perfume é o que cada um gosta mais e que os outros gostam de sentir em nós.Mas se alguém usar um perfume forte,invasor e agressivo...É um desastre!

Os cheiros estão muito ligados à memória.Por exemplo,se gostamos muito de uma fragância e ela for usada por alguem com quem nao simpatizamos,deixamos de a suportar...
Não acho isso natural.Compreendo que possa haver sentimentos á mistura,mas um cheiro fantástico é sempre um cheiro fantástico.

O que pode alterar um fragância?
A pior coisa é a luz.Devemos arrumar os perfumes no frigorífico mas,se não der,num armário fresco e escuro.


O perfume é uma arma de sedução?

É importante para agradar os outros.Acho que,se uma pessoa estiver impecavelmente vestida e não tiver um perfume magnífico,então está nua!
O cheiro é crucial para a interacção com os outros.

Há pessoas que,pouco tempo depois de se perfumarem,já não cheiram e há outras que se mantêm perfumadas o dia inteiro.Porquê?

Se um perfume não dura,podemos deitá-lo fora ou repeti-lo constantemente.Há um perfume chamado Pamplemusse,do Dawn Spencer Hurwitz,que adoro mas só dura 20 minutos.Assim,se vou usar,tenho de o levar comigo e tornar a pô-lo.O Dama,da Laura Tonnato,dura o dia todo,bem como o Light Bleu,da Dolce & Gabbana.

Porque é que os perfumes são tão caros?

Pelo facto de os ingredientes de que são compostos serem muito caros.As raízes de íris(planta usada na base maioria dos perfumes)custam cerca de 40 mil euros o quilo.Ás vezes,o próprio marketing em redor do perfume também o encarece.


Em que país as pessoas são mais perfumadas?

Odeio a estética do cheiro dos árabes:muito escuro,dominador e agressivo.Os japoneses não desenvolveram ainda um sentido apurado e o único perfume que representa bem o gosto japonês,L'Eau d'Issey,de Issey Miyake,é agradável mas não muito interessante.Os perfumes americanos femininos são bons,mas os masculinos cheiram demasiado a químicos.O gosto clássico francês como Miss Dior já não pode ser usado hoje em dia,mas algumas das fragâncias modernas francesas podem ser esplendidas,como o Pure Poison,

Qual foi o seu primeiro perfume?
Detesto admiti-lo....O primeiro que comprei foi o Polo,da Ralph Lauren,porque estava na moda,mas é um perfume terrível!
Hoje uso tudo.É a minha profissão!Normalmente,uso entre quatro a oito perfumes de uma vez para os experimentar.

E Portugal cheira bem?
Ainda não conheço o vosso país,mas quero conhecer!
Fonte: Revista Sábado

dezembro 10, 2006

TELEMÓVEIS NÃO CAUSAM CANCRO

INVESTIGADORES dinamarqueses defendem que o uso dos telemóveis a curto ou a longo prazo não aumenta o risco de cancro entre os seus utilizadores,num estudo publicado no Jornal do Instituto de Cancro da Universidade de Oxford que analisou mais de 420 mil pessoas.
Evaristo Sanches,oncologista,diz que há muitas "idéias preconcebidas" sobre o uso dos telemóveis,como causarem cancro,afectarem a memória ou fazerem mal ao coração,mas "são coisas empíricas e não há estudos a confirmá-las"
Fonte:Semanário SOL

AZEITE É A MAIS PURA DAS GORDURAS

O AZEITE previne doenças cardiovasculares,diabetes e alguns tipos de cancro,como o da mama.As semelhanças com a gordura própria do corpo humano transformam-no na mais pura e melhor gordura vegetal.Em especial quando é virgem - e mantem todos os antioxidantes que combatem o envelhecimento celular - e de baixa acidez.
Os árabes chamavam-lhe "sumo de azeitona"-são precisos seis quilos deste fruto para produzir 1 litro de azeite - e é,muitas vezes,comparado com o leite materno pela sua composição em ácidos gordos essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Do coração ao estômago,dos ossos à vesícula,todos benificiam deste tempero muito utilizado na dieta mediterrânica e,em Portugal,especialmente nesta época para regar as postas do bacalhau na consoada e fritar sonhos,filhoses e coscorães.A vantagem relativamante aos óleos de fritura está no facto de suportar temperaturas elevadas que atingem os 220 graus.
Até à pele e ao cabelo o azeite parece trazer benefícios:os gregos e os romanos,grandes produtores de azeite,utilizavam-no como lubricante de alfaias,mas também como unguento ou bálsamo.
Hoje,serve de base a máscaras para hidratar o rosto e de óleo para massagens em spas de todo o mundo.

Fonte: Semanário SOL

dezembro 07, 2006

SAÚDE,MÉDICOS TRATAM CÃES E GATOS COM CANCRO

Para reduzir as dívidas,um hospital pública britânico vai abrir as portas a animais de estimação.Os doentes falam em falta de higiene

O sinal que proibe a entrada de animais à porta do Hospital público de Ipswich,em Suffolk,Reino Unido,vai deixar de fazer sentido.Contra todas as indicações sanitárias cães e gatos vão ter permissão para lá entrar.E receber os mesmos cuidados que os donos
quando estão doentes.Porquê?O Hospital precisa de dinheiro.
O Ipswich está enterrado em dívidas.São mais de 35 milhões de euros que já levaram a administração a criar perto de 700 medidas para cortar nas despesas.Entre elas,o despedimento de centenas de funcionários e o encerramento de quatro blocos operatórios.Mas os cortes orçamentais não são suficientes.Como último recurso,os administradores pensam receber animais de estimação doentes com cancro,para tratamento de radioterapia."O pessoal de radioterapia sugeriu utilizar o equipamento para tratar animais,aos sábados de manhã,quando ninguém o está a usar".disse a porta voz do hospital,Jan Rowsell.

O IPSWICH É UM dos poucos no mundo com um acelerador linear-um equipamento caro demais para estar parado durante os fins de semana,na opinião dos administradores.Os próprios fizeram as contas e concluiram que o hospital podia ganhar cerca de 73 mil euros por ano com a medida,o suficiente para pagar o vencimento de duas enfermeiras.
Mas os pacientes não receberam bem a notícia."Será que estamos assim tão desesperados?",perguntou ofendida,a responsável pela Assoaciação de Doentes do Ipswich,Katherine Murphy.Os doentes receiam que a presença dos animais provoque graves problemas de higiene."Penso que é um desastre em potência",concluiu a porta voz dos doentes.Além disso,mo Reino Unido há uma lista de espera de doentes com cancro que ultrapassa as quatro semanas recomendadas pelos médicos.
Mas o Hospital de Ipswich garante que não tem lista de espera."Nenhum paciente vai ser prejudicado com esta medida"E insiste que não haverá perigo de infecção.
"Tudo vai estar coberto com protecções antialérgicas e a sala de radioterapia será limpa com todo o cuidado depois de cada sessão",diz Jan Rowsell.
A decisão ainda está por tomar e há um mês que é discutida entre a classe médica e os pacientes.

O hospital em números:

35 milhões de euros :
valor das dívidas actuais do hospital público
73 mil euros:
É quanto o Ipswich Hospital vai ganhar
anualmente por tratar animais
de estimação.



Fonte: Revista Sábado

NÚMEROS

152 mil toneladas é o total da extracção feita ao longo da história da humanidade,segundo números da exposição patente no Museu de História Natural de Nova Iorque.

6.400
anos tem o objecto de ouro mais antigo,achado na região de Varna,na Bilgária.

560
anos antes de Cristo foi quando se começou a separar o ouro da prata e se criaram as primeiras moedas de ouro.

1693

Foi quando os portugueses descobriram ouro no Brasil.

7,5

biliões de euros a valores actuais rendeu a corrida de ouro da Califórnia ,em 1865

12
quilos pesa a maior pepita existente,A Bota de Cortez,descoberta por acaso com detector de metais em 1989.

16,09

euros é quanto custa o grama de ouro em barra,calculado a partir da cotação de Bolsa de 637 dólares por onça Troy.

dezembro 05, 2006

MASTIGAR AJUDA A COMER MENOS

No final do século XIX.o nutricionista britânico,Horace Fletcher defendeu que cada garfada deveria ser mastigada 32 vezes.O escritor Henry James foi uma das pessoas que seguiu estes conselhos e,segundo relatos,prejuducou o seu aparelho digestivo.Hoje não se mastiga,engole-se.
E a consequencia chama-se excesso de peso.
"As pessoas que comem depressa,necessitam de comer muito para se sentirem saciadas",explica Alva Seixas Martins.De acordo com a nutricionista,comer devagar e mastigar com calma é uma estratégia para reduzir a quantidade de alimentos que se ingere.Por outro lado,o mesmo processo ajuda a uma melhor digestão:"Quando se mastiga,os alimentos são facilmente digeridos e os seus nutrientes bem absorvidos".
Nas crianças pequenas mastigar legumes,fruta e cereais integrais faz desenvolver a dentição e alarga as possibilidades de escolha em termos alimentares.Mas,no momento de introdução de alimentos sólidos,muitos pais prolongam as refeições á base de sopas,purés e papas "durante as quais a mandíbula quase não é utilizada".Alva Seixas Martins lembra como este tipo de educação pode afectar as crianças no futuro:"Depois quererão apenas alimentos pouco variados fáceis de engolir".

Fonte: Semanário Sol

O PERFUME QUE DÁ BEM ESTAR

Basta uma pequena vaporização para que a pessoa se sinta mais alegre e com menos stresse.Elaborado por um conjunto de cientistas peritos em aromaterapia,o perfume Smiley traz bem-estar a quem o usa.Assim diz o site www.happytherapy.com,no qual é vendido.
Tecnicamente chamado fragância psicotónica,este perfume contem substancias conhecidas pela sua acção ao nível das emoções .A feniletilamina,além da alegria,estimula euforia e sentimentos de paixão.Já a teobromina - que se encontra no chocolate e ajuda a aliviar as irritações na garganta e ataques de tosse-bloquei os receptores de adrenalina e diminui os efeitos do stresse.
À base de extratos de bergamota,laranja e pimenta(segundo conhecimentos da aromaterapia influenciam o bem-estar psicológico),e de cacau,praliné e curaçau(mais ligados ao amor),a composição do perfume está também presente em pastilhas para o banho,bases lavantes e óleos de massagem.
Em Portugal,os produtos estão á venda nas lojas Sephora.

Fonte: Semanário O Sol

dezembro 04, 2006

AS CÉLULAS ESTAMINAIS PERMITIRÃO CHEGAR Á CURA DE DOENÇAS COMO A DIABETES TIPO I

Recentemente , a notícia de se querer misturar ADN humano com óvulos de vaca reacendeu a polémica no Reino Unido


A experiência, a partir da qual retiramos um núcleo de célula humana e o introduzimos num óvulo de outro animal,foi feita pela primeira vez na China,com óvulos de coelho,para fazer células estaminais.Acho que está certo,mas não vai ser relevante.Não porque ache que é perigoso,mas porque isso pode ser feito com melhores técnicas.
Existem outras tentativas do género.?
A experiência mais importante neste campo foi divulgada há alguns meses,no Japão.Tirararm quatro genes de células estaminais e puseram-nos num fibroblasto(parte de uma célula)de um rato.E transformaram essa célula de rato numa célula estaminal.Isso tornará as células estaminais irrelevantes porque,a partir daí,podemos pegar nas células de uma pessoa,tirar um fibroblasto,pôr lá os genes apropriados,torná-lo uma célula estaminal e implantá-las de novo,na pessoa.Isso exige muito mais trabalho dos cientistas,mas esta é uma direcção a seguir.
No futuro,graças às células estaminais,teremos seres humanos completamente saudáveis.
Aubry de Grey, um cientista de Cambridge,acha que daqui a 10 anos podemos fazer com que os ratos vivam para sempre.E daqui a 20 anos podemos fazer com que as pessoas se tornem imortais.A propósito,ele é louco.Mas é bastante inteligente.Tem, no seu site,um plano de sete pontos para fazer as pessoas viverem eternamente.Eu acho essa ideia aterrorizadora.Se alguém me dissesse que iria viver eternamente atirava-me para a linha do comboio.
Na diabetes tipo 1,tudo o que é preciso fazer é criar as células produtoras de insulina,pô-las num lugar onde possam viver,e assegurarmo-nos de que elas respondem à glicose.
Isso deve chegar.
Neste caso,o sistema imunitário não vai atacar essas novas células,como em outras doenças auto imunes ?
Temos de perceber o porquê da possibilidade de o sistema imunitário atacar as células novas.Requer que se investigue muito mais.
Poderá ser uma alternativa à quimioterapia num futuro próximo?
Acho que não podemos falar num tratamento num futuro próximo para nenhumas destas doenças.Não nos próximos 10 anos.Mas penso que existe esperança na luta contra o cancro com este tipo de terapias.Muitos tipos de cancro são alimentados por células estaminais.
É quando os tratamos com radiações e medicamentos,normalmente não acabamos com essas células,e o cancro acaba por reaparecer.Mas agora temos novas fórmulas de identificar tumores numa fase inicial nesses tipos de cancro.Podemos começar a criar medicamentos para eles,o que ainda não se tentou,pelo menos que eu saiba diz o Dr. Martin Raff.Será por issso uma nova era da ciência.
Em alguns casos justifica-se a aplicação da eutanásia? Sou um feroz defensor da eutanásia e farei tudo o que poder para a tornar legal.Coloco uma questão.Quando chegamos aos 80 anos ,temos 15 a 20% de hipóteses de nos ser diagnosticada doença de Alzheimer.Queremos acabar os nossos dias amarrados a uma cadeira,sem sabermos quem somos,onde estamos,ou quem são as pessoas à nossa volta?Podemos ficar assim durante anos.Eu nunca ouvi ninguém dizer que sim.E há cada vez mais pessoas a atingirem essa faixa etária.Então o que vamos fazer? Os únicos estados que já legislaram sobre isso são a Holanda,a Bélgica e o Oregon,nos Estados Unidos.No meu ponto de vista,é a decisão mais sensata de se tomar .
Mas esses estados especificaram certas situações para aplicar a eutanásia.
Os únicos argumentos contra isto relacionam-se com as nossas crenças:Se Deus nos deu vida é o único que a pode tirar.Até se pode acreditar nisso,mas eu não acredito.Por isso,a decisão devia ser individual.E é uma decisão difícil para um médico que sabe que o paciente não vai melhorar,que tem no máximo dois anos de vida e que vai piorar todos os dias.O que pode fazer um médico?Os clínicos aplicam-na agora, mas de uma maneira irregular - porque é ilegal-ao desligar o ventilador ou as máquinas que agarram o doente à vida.
Mas não deixa de ser uma solução polémica.
O aborto, por exemplo,é legal em muitos países,e o que é estranho é que,neste caso,retira-se a vida de alguém que não pediu para morrer ao contrário da eutanásia.
Na ciência há a necessidade de publicar trabalhos para conseguir fundos,ao ponto de encontrar-mos em jornais rubricas denominadas "bad science" (má ciência).
Os jovens cientistas tem mesmo de publicar,caso contrário não terão bolsas ou trabalho.É um problema muito sério.Existe uma enorme pressão para publicar resultados de investigação,e isso leva a que sejam divulgados trabalhos que não trazem nada de novo.Mas,se não se publicar,corre-se o risco de deixar trabalhos válidos no esquecimento.Então, aí diz-se que não fizemos nada.Portanto,qualquer coisa que se produza, com um pouco de significado tem de ser publicado.
E como se pode resolver este problema?
Isto terá de ser feito de uma maneira racional,o que vai acabar por acontecer.Agora tudo pode ser publicado na Internet.Depois há que fazer uma triagem.Haverá grupos de cientistas à procura do que é publicado e a dizer o que é bom e o que não é.Não será para já,mas haverá uma altura em que o sistema vai funcionar assim.A internet torna tudo possível.


Fonte: Semanário SOL

ENVELHECER BEM

CUIDADO COM A VISÃO,TENSÃO ARTERIAL E MOBILIDADE

Um idoso que cai e parte o colo do fémur precisa,além de fisioterapia,de avaliar a visão,a tensão e os níveis de glicémia no sangue.Pode ver mal,ter hipertensão - que provoca tonturas - ou sofrer de crises de hipoglicémia,que o fazem cair.A polipatologia é frequente no grupo etário acima dos 65 anos e,em Portugal,onde ainda não há especialidade médica de geriatria ,é analisada noutras consultas.O Hospital Garcia de Orta,em Almada,é uma das excepções.
Há cerca de 10 anos que os idosos passam pelo filtro da avaliação do especialista em medicina interna Wolgang Gruner:O também membro da Associação Portuguesa de Psicogerontologia avalia cada caso com cuidado:"Há quatro problemas fundamentais-visão,audição,tensão e mobilidade - e nenhum pode ser negligenciado".
Maria João Quintela,médica de clinica geral e membro da Sociedade Portuguesa de Geriatria,realça a questão da "polimedicação" associada às grandes doenças dos mais velhos:"Para evitar a toma exagerada de medicamentos,a coordenação entre as especialidades é muito importante".Quando não existe,o resultado pode ser comprimidos a mais e saúde a menos".
Os efeitos dos medicamentos nas pessoas com mais de 65 anos podem ser potenciados,porque são geralmente magras e os processos de absorção e eliminação fazem-se de forma lenta.Maria João Quintela exemplifica com uma situação comum:num adulto,um comprimido para dormir é eliminado "ao fim de oito a 10 horas",enquanto num idoso o processo leva mais tempo,Por isso a médica diz que,em regra e pelo menos de início,deverão ser receitadas doses mais baixas:
"Caso contrário,estamos a permitir mais tonturas,quedas e até problemas
gástricos como úlceras ou hemorragias do foro digestivo".
A ajuda que os idosos possam ter no domicílio é outro aspecto muito importante,Wolgang Gruner não esquece a dependência dos cuidados de saúde em casa e apresenta a assistentes sociais o caso daqueles com dificuldades em cumprir a higiene diária.
Segundo dados de 2005,há cerca de 18% de portugueses com mais de 65 anos(mais 10% do que em 1960).e um dos objectivos da Sociedade Portuguesa de Geriatria é promover a sua autonomia e independência física e mental."Ser idoso não significa ser doente"lembra Maria João Quintela.


Fonte:Semanário Sol

dezembro 03, 2006

REMÉDIOS DÃO PISTA PARA BLOQUEADOR DE ESPERMA

A procura de contraceptivos eficazes e confortáveis está em ascensão.Cientistas britânicos perseguem agora um tratamento que suspenda a produção de esperma.A primeira pista para a descoberta desta terapeutica surgiu quando os investigadores se aperceberam que os medicamentos que controlam a subida da pressão sanguínea e a esquizofrenia têm a particularidade de travar a ejaculação masculina.Apesar da feliz coincidência,estes remédios têm efeitos secundários que impedem a sua aplicação como contraceptivos.Mas foram identificados os elementos quimicos que inibem a ejaculação.O objectivo é criar uma pílula que,tomada horas antes da relação sexual,evita a ejaculação.A fertilidade regressa ao normal no dia seguinte.E deixa de ser uma preocupação só das mulheres.

Fonte: Correio da Manhã