Fonte:Jornal Correio da Manhã
Apontamentos meus,que considero com interesse para todos em geral, à laia de "Talvez você não saiba que......"
Fonte:Jornal Correio da Manhã
Enquanto as mulheres têm uma redução rápida na produção de hormonas que coincide com o fim da menstruação,os homens vão ter uma descida mais lenta dos níveis de testosterona e esta alteração hormonal provoca mudanças físicas,psicológicas,sexuais e do comportamento.Estas mudanças são mais evidentes nos homens de meia-idade,mas podem começar por volta dos 40 anos e, tal como sucede às mulheres,há homens que são muito mais afectados do que outros.Os sintomas são falta de energia,irritabilidade,depressão,dificuldade em dormir,mal-estar,perda do desejo e dificuldade em ter erecção.
O tratamento é controverso,pois a reposição de testosterona tem alguns efeitos secundários importantes.Há medicação especifica para alguns dos sintomas,mas para viver melhor este período da sua vida os homens devem fazer uma alimentação correcta,não fumar,reduzir o consumo de álcool e praticar exercício físico regularmente.
Fonte: Jornal 24 Horas
*Assegurar o equilibrio de electrólitos como o potássio,cálcio,magnésio,fósforo,sódio,entre outros.
*Controlar o volume de líquidos e eliminar o excesso de água no organismo.
*Influenciar a pressão arterial e venosa através do contolo dos líquidos e dos sais.
*Produzir hormonas que interferem na produção dos glóbulos vermelhos,controlam a absorção intestinal de cálcio e a pressão arterial.
*Eliminar as substâncias exógenas como medicações e antibióticos.
*Regular o equilibrio ácido-básico,mantendo constante o pH sanguíneo.
*Produzir urina.
Fonte: Semanário SÀBADO
O CANCRO ESTÁ A TORNAR-SE MAIS FREQUENTE?
Actualmente tem-se conhecimento de um maior número de casos de cancro em geral,nos paises industrializados.Para esse facto existem três razões principais:
1. o cancro é uma doença que atinge sobretudo as pessoas mais velhas,agora que muitas infecções e outras doenças foram debeladas,as pessoas vivem mais tempo e o grupo etário mais atingido pelo cancro aumenta.
2.Métodos de diagnóstico melhores e mais exactos identificam hoje muitos cancros que,anteriormente,ficavam por diagnosticar ou serem detectados.
3. A prevalência do cancro do pulmão subiu vertiginosamente devido ao grande aumento do fumo do cigarro.
Só seres humanos contraem cancro?
Não.Na realidade,apenas um escasso número de nódulos são cancros.No entanto,alguém que sinta um nódulo durante mais de 2 semanas deverá consultar o médico.
Provavelmente não se trata de cancro,mas,se o for,deverá ser tratado com a máxima brevidade.
TODA A GENTE NASCE COM CANCRO ?
Não.Esta é uma ideia antiga,baseada numa teoria que esteve muito em voga durante o século passado.
Segundo essa teoria,dentro do nosso organismo existiriam células que seriam vestígios de um anterior desenvolvimento e que se começavam a dividir quando algo as punha em funcionamento,Os investigadores científicos,hoje em dia,não acreditam nessa teoria.
As pancadas e nódoas negras provocam cancro?
Os médicos especialistas pensam que não,mas uma pancada ou contusão podem chamar a atenção para um cancro que já existia.
A ideia de que um traumatismo físico provoca o cancro parece assentar na ideia,já desacreditada,de que todos temos células cancerosas potenciais "adormecidas" dentro de nós e que "acordam" quanto um traumatismo físico ocorre.
O STRESS PROVOCA O CANCRO?
Nunca se conseguiu provar que o stress cause cancro,mas,na realidade,não se sabe.Torna-se necessário pesquisar mais neste domínio.O aparecimento de cancro pode estar relacionado com os estilos de vida pouco saudáveis.
Aquilo que comemos pode causar cancro?
A DIVISÃO E O CRESCIMENTO
DESCONTROLADO DAS CÉLULAS
Divisão celula normal
O sorriso é,ao mesmo tempo,uma forma de defesa e uma arma.Mexe com quase quarenta músculos,liberta endorfinas(substâncias que contribuem para a sensação de prazer e que diminuem sensação de dor) e contribui para a juventude da pele.É de graça e parece que atrai coisas boas em duplicado.Há sorrisos de todas as formas e feitios.É um conceito patchwork-retalho,do retalho da vida.Há o sorriso Colgate (em tempos atribuído a Artur Albarran),o amarelo(muito em voga na classe política) e o de Mona Lisa-nunca ficou esclarecido se mistrioso,trista,alegre ou simplesmente enfadado pelas horas de pose.O culto da beleza inaugurou o sorriso bisturi,aquele que sai de uns lábios cheios de colagénio.Outro sorriso bem futurista é o smile,circulozinho amarelo e negro,multiplicado á velocidade dos milhões de e-mails e sms que são enviados a toda a hora,em todo o Mundo.
Um sorriso é sempre um sorriso.Bem diferente,por certo,o que foi esboçado pelo australopiteco daquele que os astronautas ensaiam no momento em que misturam o seu corpo com o vazio do espaço.
Não custa nada,um sorriso.E pode mudar muito
SORRIR É POSITIVO
Quando sorrimos porque nos estamos a divertir,ou quando socialmente sorrimos para alguém,valoriza os pensamentos positivos.Não significará,necessariamente,que somos alegres ou felizes,mas dá graças de uma boa disposição naquele momento.
AMOR E EMPATIA
Saber interceptar o sorriso dos outros ajuda em diversas situações.Por exemplo,pode revelar empatia ou afectos por alguém.Mas pode revelar também alguma falsidade ou mentir no rosto de alguém.Saiba adequar o seu sorriso às diversas situações,mas de forma espontânea.
SÍMBOLO DE IDENTIDADE
O sorriso é nato-nasce connosco.É,sem dúvida,um símbolo de personalidade de cada pessoa e denuncia a forma de estar perante a vida e os desejos de futuro.Embora pareça linear,avaliar uma pessoa através do seu sorriso carece de conhecimentos específicos e de tacto.
FALAR COM O CORPO
Se o sorriso quer dizer muito sobre uma pessoa,as suas outras expressões corporais(e comportamentais)completam essa identidade.Ou seja,a forma como a pessoa fala,gesticula,olha para os outros,se comporta nas mais variadas situações do dia-a-dia,entre outras.
In Correio da Manhã

In Sol
A semana ficou marcada pelo estudo que adianta uma explicação para um dos maiores mistérios da medicina e que mais receios causa aos pais:a síndrome da morte súbita dos bébés recém-nascidos.
Uma equipa de investigadores do Hospital Pediátrico de Boston,nos EUA,concluiu que a sindrome da morte súbita pode ter origem numa anomalia cerebral,provocando um transporte dificiente de serotonina à zona do cérebro que controla as funcões respiratórias,cardíacas,arteriais e térmicas.A anomalia faz com que o cérebro não desencadei mecanismos de reacção,quando há problemas naquelas funções.
No entanto,só metade das vítimas estudadas apresentavam esta anomalia.Por isso,o neurologista pediátrico Pedro Cabral,do Hospital S.Francisco Xavier informou que
os pais devem manter os cuidados que até agora foram aconselhados pelos médicos,"Deve deitar-se sempre os bébés de barriga para baixo e não de bruços,além de não fumar junto deles".Também a ausência de amamentação e a temperatura elevada no quarto são causas possíveis da síndrome.
In Sol