dezembro 21, 2006

AS CÉLULAS DÃO PARA TUDO

Os médicos de um hospital de Xangai conseguiram reparar lesões cerebrais de uma mulher com os restos de tecidos que estavam no pauzinho que ela tinha espetado na cabeça.Um acidente doméstico deu origem a uma descoberta extraordinária que pode revolucionar os tratamentos de Alzheimer,Parkinson e outras doenças.

Um pauzinho.Foi por causa de um pauzinho que o médico chinês ZhuJianhong,cirurgião no Hospital Huashan,em Xangai,na China,descobriu que há células estaminais no cérebro e que podem ser usadas para tratar lesões cerebrais.As células estaminais são aquelas que se transformam em qualquer tipo de células do organismo e que podem curar doenças como a de Alzheimer.
Até há pouco tempo,pensava-se que este tipo de células só existiam nos embriões,o que quase bloqueou a investigação em países como os Estados Unidos já que a recolha destas células implicava a morte do embrião.Mas os cientistas estão a tentar descobri-las noutras partes do organismo.E,por acaso,Zhu Jianhong encontrou-as no cérebro.A descoberta foi revelada na revista The New England Journal of Medicine e surpreendeu a comunidade científica.
Quando,no ano passado,uma mulher entrou no serviço de urgências do Hospital Huasan com um pauzinho chinês espetado num olho,ninguém se espantou.Em Xangai,certas discussões acabam com batalhas de pauzinhos,transformados em facas.Mas mal o médico Zhu Jianhong retirou o pauzinho reparou que parte do tecido cerebral vinha agarrado e o médico decidiu cultivá-lo em laboratório.Depois de tratar as células individualmente,verificou que algumas se dividiam e contabilizou que 4% eram estaminais.Animado,pôs-se a recolher amostras nos doentes que lhe apareciam com perfurações no cérebro.

Queria saber se essas células conseguiam reparar as lesões cerebrais,depois de transplantadas.E conseguiu 16 amostras.
Primeiro,Zhu Jianhong usou-as em ratos saudáveis.Após neutralizar o sistema imunitário dos animais,injectou-lhes as células estaminais nos cérebros e viu que elas de transformavam em diferentes células.Depois injectou-as em ratos com cérebros danificados.Tingiu as células e verificou que viajavam até a parte danificada,reparando-a.Estava a um passo do êxito.
COMO MEDIDA de segurança,os testes seguintes foram feitos em macacos e só depois em humanos.Foram injectadas células estaminais em 8 pacientes a quem tinham sido retiradas amostras.Depois,um grupo de cientistas que não sabia da experiência usou testes de comportamento para avaliar os doentes tratados e um grupo de pessoas com o mesmo tipo de lesão.A conclusão foi uma vitória:os pacientes de Jianhong revelaram menos deficiências.E tudo por causa de um pauzinho chinês.

O estudo sobre as células estaminais de Zhu Jianhong é apenas uma amostra da revolução científica que está a decorrer na china.O Governo está a investir em áreas que vão da biotecnologia á investigação espacialSegundo um relatório da Universidade de Rice,no Estados Unidos,em 2010,cerca de 90% dos cientistas de todo o mundo estarão na Ásia.E a maior parte será mesmo de nacionalidade chinesa.

Fonte: Revista Sábado

dezembro 17, 2006

AMAZÓNIA PERDE ÁREA SEMELHANTE Á DA IRLANDA

Chamam-lhe o pulmão do planeta e com razão:a Amazónia é a fonte mais importante de oxigénio e também de água potável da Terra.Mas nem isso a salva da voracidade do Homem,que assim mostra ser capaz de comprometer a própria sobrevivência.
Desde 1970 a floresta Amazónica perdeu uma área equivalente à da França ou seis vezes a de Portugal.O ritmo de destruição não abrandou com a subida ao poder de Lula da Silva.De 2003,quando pela primeira vez o antigo operário foi eleito presidente do Brasil,até agora a Amazónia perdeu 70 mil quilómetros quadrados,tanto quanto a área da Orlanda.
Madeireiros e ganadeiros são cúmplices no crime e tiram pertido fácil da pobreza e do analfabetismo que marcam o Brasil,um país "bonito por natureza".

Fonte: Jornal "Correio da Manhã"

dezembro 14, 2006

SAÚDE O FIM DA QUIMIOTERAPIA

TRATAR O CANCRO DA MAMA

Uma equipa de cientistas descobriu o gene responsável pelo tipo mais difícil de tratar-o cancro lobular.O chefe dos investigadores é brasileiro e já estudou em Portugal.



Jorge Reis-Filho é um homem feliz.Ao fim de quatro anos a investigar o cancro da mama,o brasileiro e a equipa de cientistas com quem trabalha descobriram o gene que pode ajudar a tratar 10% dos cancros da mama - o cancro lobular.Os resultados são muito promissores.Levam-nos a pensar num futuro livre deste tipo de doença.
A descoberta foi feita pela equipa dos cientistas do Centro de Investigação do Cancro da Mama Breakthrough,no Reino Unido,que tem vindo a analisar o genoma do cancro lobular-o mais difícil de combater.
Jorge Reis-Filho, o patologista molecular da equipa,estudou na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho e,em 2005,foi investigador associado do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto,que colabora,com o Centro Breakthrough.
O investigador e os colegas descobriram o gene responsável pelo cancro lobular.Chama-se FGFR 1 e existe nas células saudáveis em apenas duas cópias,uma herdada do pai e outra da mãe.É quando se divide em mais cópias que ele provoca a doença.A boa notícia foi publicada,na semana passada,na Revista Clinical Cancer Research.
Depois de detectarem o gene,os cientistas verificaram que ele participava no crescimento da célula do próprio cancro.Procuraram então desligá-lo."Primeiro tentámos inibilo com uma técnica molecular e depois com um inibidor químico.Nas duas situações as células doentes pararam de crescer e acabaram por morrer" explica Jorge Reis-Filho.


A DESCOBERTA PODE LEVAR ao desenvolvimento de medicamentos que ataquem com precisão o gene,sem prejudicar o organismo."Pode-se evitar a queda do cabelo e os problemas intestinais provocados pela quimioterapia.Porque esta actua sobre todas as células que se dividem:doentes e saudáveis". Os cientistas vão agora fazer testes à capacidade de inibição do gene,mas já iniciaram contactos com a Agência Reguladora de Medicamentos e Saúde,o órgão regulador britânico,para realizarem testes clínicos em humanos.Se os resultados forem animadores,os cientistas pensam fazer ensaios clinicos dentro de dois anos."Não podemos falar de uma cura.Mas podemos começar a pensar no cancro como uma doença crónica,que com os medicamentos correctos fica controlada e permite continuar a ter uma vida normal".

Fonte:Revista Sábado

MATAM BEBÉS POR CÉLULAS ESTAMINAIS

UCRÂNIA- CRIANÇAS ALIMENTAM NEGÓCIO FLORESCENTE

É mais um drama dos nossos dias.Na Ucrânia bebés recém-nascidos saudáveis terão sido mortos para,presumivelmente,abastecer o florescente comércio internacional de células estaminais (indiferenciadas).
De acordo com a BBC,que tem em seu poder provas sobre este caso,a Ucrânia tornou-se na capital mundial di tráfico de células estaminais.
Perturbadoras imagens em vídeo de exames "post-mortem" a minusculos cadáveres desmembrados levantam " sérias questões sobre o que realmente aconteceu.Tudo aponta para uma cruel realidade que promete estender-se a outras paragens e cujas proporções são difíceis de calcular.

MÃES QUEIXARAM-SE

Várias mães na cidade de Kharkiv afirmam ter dado à luz bebés saudáveis que depois foram entregues ao pessoal da maternidade.O polémico caso começou a ser investigado depois de,em 2003,terem sido exumados num cemitério cerca de 30 corpos de bebés e fetos.Um activista obteve provas em vídeo sobre as autópsias e forneceu-as á BBC e ao Conselho da Europa,que descreve uma cultura geral de tráfico de crianças raptadas à nascença,mencionando ainda um "muro de silêncio" da parte do pessoal hospitalar sobre o seu destino.As imagens mostram vários órgãos,incluindo cérebros,e alguns corpos desmembrados.
Saliente-se que já existia um negócio com este tipo de células retiradas de fetos abortados,decorrente de alegações que poderão ajudar a combater numerosas doenças.Mas agora tudo indica que provêm de bebés vivos
.

dezembro 11, 2006

"NÃO USAR PERFUME É COMO ANDAR NU"

CLASSIFICA FRAGÂNCIAS NA SUA COLUNA NO THE YORK TIMES E DIZ QUE O MELHOR PERFUME É AQUELE QUE NOS FAZ SENTIR BEM.
DÁ UMA DICA: O Sítio ideal para o guardar é no frigorífico

Diz Chandler Burr

O olfacto deste norte americano não é nada parecido com o do maquiavélico Grenouille pelo alamão Patrick Süskund,no livro O perfume.Chandler é,essencialmente,um estudioso de fragâncias.Ao lançar o livro "O Imperador do Olfacto envolveu-se na descoberta dos aromas e,agora,assume-se perito no assunto.Solteiro-"infelizmente".
O colunista do New York Times não teme retaliações das marcas de perfumes que reprova na sua avaliação.Aponta o dedo ao cheiro "agressivo" dos árabes e ao
"agradável" dos japoneses,mas ainda não conhece o dos portugueses.Para Burr,não há perfumes masculinos ou femininos-"Essa divisão é um marketing comercial estúpido"-e cada pessoa tem de usar o que mais gosta,desde que se sinta bem.E,já que são caros,há que conservá-los bem no frigorífico.
Como classifica um perfume ?
Há dois aspectos essenciais:o técnico e o estético.No técnico há que ter em conta a performance-Espalha-se bem e impregna-se na pele de forma certa?-tem sillage-deixa rasto?-o mais importante para mim, se é inovador.
Actualmente,quais são os melhores perfumes feminino e masculino?
Não acredito que existam perfumes masculinos e femininos,essa divisão é um marketing comercial estúpido.Toda a gente devia usar perfume de que gosta.Nesta altura,os melhores para homem e mulher são: Fragile,de Jean Paul Gaultier,B Men,de Thierry Mugler,ou a colónia Mûre et Musc,de L'Artisan Parfumeur.

As provas de perfumes são como as dos vinhos?
É óbvio!De facto,devemos experimentar um perfume e usá-lo pelo menos um dia antes de o comprarmos.

O que é para si uma pessoa bem perfumada?
Temos de escolher os perfumes não só pela estética - a forma como cheiram-,mas pela qualidade.Infelizmente,há perfumes que estão preparados para cheiram bem nos 10 minutos em que os experimentamos nas lojas,mas quando saímos........

Como se deve usar um perfume ?

O melhor sítio para colocarmos perfume é,em primeiro lugar,a zona do pescoço,pelo lado das costas;depois os antebraços.Ao ardarmos,mexemos os braços e,com esse movimento,transmitimos a nossa fragância,demarcamos espaço à nossa volta.

Enquanto jornalista,cobriu diversas áreas,da política à economia,da religião à ciência.Porquê agora os perfumes?
Oportunidade e sorte.Tenho um mestrado em Teoria Económica e Economia Política Japonesa e em 1988 trabalhava para a revista norte-americana US News & World Report.Estava na Europa à espera de um comboio para Londres porque ia fazer um artigo sobre as políticas de Tony Blair.Por pura sorte,comecei a falar com o homem que estava à minha frente na fila,Luca Turin,um biofísico que trabalhava com cheiros e um génio dos perfumes.Escrevi um livro sobre ele,O Imperador do Olfacto,o que me levou depois a escrever sobre o perfume Hermès na revista The New Yorker,o que fez com fosse encontrado pelo The New York Timas.

É o primeiro crítico de perfumes do The New York Times.Como é que as pessoas estão a reagir á sua coluna?
Algumas acham estranho tratarmos os perfumes como uma arte,como o teatro,a literatura,o cinema ou a culinária,mas a maior parte entende.O facto é que os perfumes devem ter uma crítica como a moda ou a pintura e é isso que já estamos a fazer.

Durante quanto tempo devemos usar a mesma fragância?
Um dia ou toda a vida,cada um é que sabe!

Devemos ter um perfume para cada ocasião ou estado de espírito?

Se gostarmos,sim.É o chamado perfume guarda-roupa.Cada vez mais,as pessoas colecionam cheiros,escolhendo o seu perfume de acordo com as roupas,com a hora do dia em que saem e com a sua disposição.

Como classifica alguém que mude constantemente de perfume?

Se mudar de uma forma inteligente,é uma excelente maneira de comunicar o seu estilo e agradar aos outros.

O perfume que usamos diz muito de nós?

O olfacto é o mais visceral dos sentidos,o que está mais enraizado em nós.As nossas fragâncias revelam muito das nossas escolhas estéticas e gostos.

Como saber qual o perfume que melhor combina connosco?

O melhor perfume é o que cada um gosta mais e que os outros gostam de sentir em nós.Mas se alguém usar um perfume forte,invasor e agressivo...É um desastre!

Os cheiros estão muito ligados à memória.Por exemplo,se gostamos muito de uma fragância e ela for usada por alguem com quem nao simpatizamos,deixamos de a suportar...
Não acho isso natural.Compreendo que possa haver sentimentos á mistura,mas um cheiro fantástico é sempre um cheiro fantástico.

O que pode alterar um fragância?
A pior coisa é a luz.Devemos arrumar os perfumes no frigorífico mas,se não der,num armário fresco e escuro.


O perfume é uma arma de sedução?

É importante para agradar os outros.Acho que,se uma pessoa estiver impecavelmente vestida e não tiver um perfume magnífico,então está nua!
O cheiro é crucial para a interacção com os outros.

Há pessoas que,pouco tempo depois de se perfumarem,já não cheiram e há outras que se mantêm perfumadas o dia inteiro.Porquê?

Se um perfume não dura,podemos deitá-lo fora ou repeti-lo constantemente.Há um perfume chamado Pamplemusse,do Dawn Spencer Hurwitz,que adoro mas só dura 20 minutos.Assim,se vou usar,tenho de o levar comigo e tornar a pô-lo.O Dama,da Laura Tonnato,dura o dia todo,bem como o Light Bleu,da Dolce & Gabbana.

Porque é que os perfumes são tão caros?

Pelo facto de os ingredientes de que são compostos serem muito caros.As raízes de íris(planta usada na base maioria dos perfumes)custam cerca de 40 mil euros o quilo.Ás vezes,o próprio marketing em redor do perfume também o encarece.


Em que país as pessoas são mais perfumadas?

Odeio a estética do cheiro dos árabes:muito escuro,dominador e agressivo.Os japoneses não desenvolveram ainda um sentido apurado e o único perfume que representa bem o gosto japonês,L'Eau d'Issey,de Issey Miyake,é agradável mas não muito interessante.Os perfumes americanos femininos são bons,mas os masculinos cheiram demasiado a químicos.O gosto clássico francês como Miss Dior já não pode ser usado hoje em dia,mas algumas das fragâncias modernas francesas podem ser esplendidas,como o Pure Poison,

Qual foi o seu primeiro perfume?
Detesto admiti-lo....O primeiro que comprei foi o Polo,da Ralph Lauren,porque estava na moda,mas é um perfume terrível!
Hoje uso tudo.É a minha profissão!Normalmente,uso entre quatro a oito perfumes de uma vez para os experimentar.

E Portugal cheira bem?
Ainda não conheço o vosso país,mas quero conhecer!
Fonte: Revista Sábado

dezembro 10, 2006

TELEMÓVEIS NÃO CAUSAM CANCRO

INVESTIGADORES dinamarqueses defendem que o uso dos telemóveis a curto ou a longo prazo não aumenta o risco de cancro entre os seus utilizadores,num estudo publicado no Jornal do Instituto de Cancro da Universidade de Oxford que analisou mais de 420 mil pessoas.
Evaristo Sanches,oncologista,diz que há muitas "idéias preconcebidas" sobre o uso dos telemóveis,como causarem cancro,afectarem a memória ou fazerem mal ao coração,mas "são coisas empíricas e não há estudos a confirmá-las"
Fonte:Semanário SOL

AZEITE É A MAIS PURA DAS GORDURAS

O AZEITE previne doenças cardiovasculares,diabetes e alguns tipos de cancro,como o da mama.As semelhanças com a gordura própria do corpo humano transformam-no na mais pura e melhor gordura vegetal.Em especial quando é virgem - e mantem todos os antioxidantes que combatem o envelhecimento celular - e de baixa acidez.
Os árabes chamavam-lhe "sumo de azeitona"-são precisos seis quilos deste fruto para produzir 1 litro de azeite - e é,muitas vezes,comparado com o leite materno pela sua composição em ácidos gordos essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Do coração ao estômago,dos ossos à vesícula,todos benificiam deste tempero muito utilizado na dieta mediterrânica e,em Portugal,especialmente nesta época para regar as postas do bacalhau na consoada e fritar sonhos,filhoses e coscorães.A vantagem relativamante aos óleos de fritura está no facto de suportar temperaturas elevadas que atingem os 220 graus.
Até à pele e ao cabelo o azeite parece trazer benefícios:os gregos e os romanos,grandes produtores de azeite,utilizavam-no como lubricante de alfaias,mas também como unguento ou bálsamo.
Hoje,serve de base a máscaras para hidratar o rosto e de óleo para massagens em spas de todo o mundo.

Fonte: Semanário SOL

dezembro 07, 2006

SAÚDE,MÉDICOS TRATAM CÃES E GATOS COM CANCRO

Para reduzir as dívidas,um hospital pública britânico vai abrir as portas a animais de estimação.Os doentes falam em falta de higiene

O sinal que proibe a entrada de animais à porta do Hospital público de Ipswich,em Suffolk,Reino Unido,vai deixar de fazer sentido.Contra todas as indicações sanitárias cães e gatos vão ter permissão para lá entrar.E receber os mesmos cuidados que os donos
quando estão doentes.Porquê?O Hospital precisa de dinheiro.
O Ipswich está enterrado em dívidas.São mais de 35 milhões de euros que já levaram a administração a criar perto de 700 medidas para cortar nas despesas.Entre elas,o despedimento de centenas de funcionários e o encerramento de quatro blocos operatórios.Mas os cortes orçamentais não são suficientes.Como último recurso,os administradores pensam receber animais de estimação doentes com cancro,para tratamento de radioterapia."O pessoal de radioterapia sugeriu utilizar o equipamento para tratar animais,aos sábados de manhã,quando ninguém o está a usar".disse a porta voz do hospital,Jan Rowsell.

O IPSWICH É UM dos poucos no mundo com um acelerador linear-um equipamento caro demais para estar parado durante os fins de semana,na opinião dos administradores.Os próprios fizeram as contas e concluiram que o hospital podia ganhar cerca de 73 mil euros por ano com a medida,o suficiente para pagar o vencimento de duas enfermeiras.
Mas os pacientes não receberam bem a notícia."Será que estamos assim tão desesperados?",perguntou ofendida,a responsável pela Assoaciação de Doentes do Ipswich,Katherine Murphy.Os doentes receiam que a presença dos animais provoque graves problemas de higiene."Penso que é um desastre em potência",concluiu a porta voz dos doentes.Além disso,mo Reino Unido há uma lista de espera de doentes com cancro que ultrapassa as quatro semanas recomendadas pelos médicos.
Mas o Hospital de Ipswich garante que não tem lista de espera."Nenhum paciente vai ser prejudicado com esta medida"E insiste que não haverá perigo de infecção.
"Tudo vai estar coberto com protecções antialérgicas e a sala de radioterapia será limpa com todo o cuidado depois de cada sessão",diz Jan Rowsell.
A decisão ainda está por tomar e há um mês que é discutida entre a classe médica e os pacientes.

O hospital em números:

35 milhões de euros :
valor das dívidas actuais do hospital público
73 mil euros:
É quanto o Ipswich Hospital vai ganhar
anualmente por tratar animais
de estimação.



Fonte: Revista Sábado

NÚMEROS

152 mil toneladas é o total da extracção feita ao longo da história da humanidade,segundo números da exposição patente no Museu de História Natural de Nova Iorque.

6.400
anos tem o objecto de ouro mais antigo,achado na região de Varna,na Bilgária.

560
anos antes de Cristo foi quando se começou a separar o ouro da prata e se criaram as primeiras moedas de ouro.

1693

Foi quando os portugueses descobriram ouro no Brasil.

7,5

biliões de euros a valores actuais rendeu a corrida de ouro da Califórnia ,em 1865

12
quilos pesa a maior pepita existente,A Bota de Cortez,descoberta por acaso com detector de metais em 1989.

16,09

euros é quanto custa o grama de ouro em barra,calculado a partir da cotação de Bolsa de 637 dólares por onça Troy.

dezembro 05, 2006

MASTIGAR AJUDA A COMER MENOS

No final do século XIX.o nutricionista britânico,Horace Fletcher defendeu que cada garfada deveria ser mastigada 32 vezes.O escritor Henry James foi uma das pessoas que seguiu estes conselhos e,segundo relatos,prejuducou o seu aparelho digestivo.Hoje não se mastiga,engole-se.
E a consequencia chama-se excesso de peso.
"As pessoas que comem depressa,necessitam de comer muito para se sentirem saciadas",explica Alva Seixas Martins.De acordo com a nutricionista,comer devagar e mastigar com calma é uma estratégia para reduzir a quantidade de alimentos que se ingere.Por outro lado,o mesmo processo ajuda a uma melhor digestão:"Quando se mastiga,os alimentos são facilmente digeridos e os seus nutrientes bem absorvidos".
Nas crianças pequenas mastigar legumes,fruta e cereais integrais faz desenvolver a dentição e alarga as possibilidades de escolha em termos alimentares.Mas,no momento de introdução de alimentos sólidos,muitos pais prolongam as refeições á base de sopas,purés e papas "durante as quais a mandíbula quase não é utilizada".Alva Seixas Martins lembra como este tipo de educação pode afectar as crianças no futuro:"Depois quererão apenas alimentos pouco variados fáceis de engolir".

Fonte: Semanário Sol

O PERFUME QUE DÁ BEM ESTAR

Basta uma pequena vaporização para que a pessoa se sinta mais alegre e com menos stresse.Elaborado por um conjunto de cientistas peritos em aromaterapia,o perfume Smiley traz bem-estar a quem o usa.Assim diz o site www.happytherapy.com,no qual é vendido.
Tecnicamente chamado fragância psicotónica,este perfume contem substancias conhecidas pela sua acção ao nível das emoções .A feniletilamina,além da alegria,estimula euforia e sentimentos de paixão.Já a teobromina - que se encontra no chocolate e ajuda a aliviar as irritações na garganta e ataques de tosse-bloquei os receptores de adrenalina e diminui os efeitos do stresse.
À base de extratos de bergamota,laranja e pimenta(segundo conhecimentos da aromaterapia influenciam o bem-estar psicológico),e de cacau,praliné e curaçau(mais ligados ao amor),a composição do perfume está também presente em pastilhas para o banho,bases lavantes e óleos de massagem.
Em Portugal,os produtos estão á venda nas lojas Sephora.

Fonte: Semanário O Sol

dezembro 04, 2006

AS CÉLULAS ESTAMINAIS PERMITIRÃO CHEGAR Á CURA DE DOENÇAS COMO A DIABETES TIPO I

Recentemente , a notícia de se querer misturar ADN humano com óvulos de vaca reacendeu a polémica no Reino Unido


A experiência, a partir da qual retiramos um núcleo de célula humana e o introduzimos num óvulo de outro animal,foi feita pela primeira vez na China,com óvulos de coelho,para fazer células estaminais.Acho que está certo,mas não vai ser relevante.Não porque ache que é perigoso,mas porque isso pode ser feito com melhores técnicas.
Existem outras tentativas do género.?
A experiência mais importante neste campo foi divulgada há alguns meses,no Japão.Tirararm quatro genes de células estaminais e puseram-nos num fibroblasto(parte de uma célula)de um rato.E transformaram essa célula de rato numa célula estaminal.Isso tornará as células estaminais irrelevantes porque,a partir daí,podemos pegar nas células de uma pessoa,tirar um fibroblasto,pôr lá os genes apropriados,torná-lo uma célula estaminal e implantá-las de novo,na pessoa.Isso exige muito mais trabalho dos cientistas,mas esta é uma direcção a seguir.
No futuro,graças às células estaminais,teremos seres humanos completamente saudáveis.
Aubry de Grey, um cientista de Cambridge,acha que daqui a 10 anos podemos fazer com que os ratos vivam para sempre.E daqui a 20 anos podemos fazer com que as pessoas se tornem imortais.A propósito,ele é louco.Mas é bastante inteligente.Tem, no seu site,um plano de sete pontos para fazer as pessoas viverem eternamente.Eu acho essa ideia aterrorizadora.Se alguém me dissesse que iria viver eternamente atirava-me para a linha do comboio.
Na diabetes tipo 1,tudo o que é preciso fazer é criar as células produtoras de insulina,pô-las num lugar onde possam viver,e assegurarmo-nos de que elas respondem à glicose.
Isso deve chegar.
Neste caso,o sistema imunitário não vai atacar essas novas células,como em outras doenças auto imunes ?
Temos de perceber o porquê da possibilidade de o sistema imunitário atacar as células novas.Requer que se investigue muito mais.
Poderá ser uma alternativa à quimioterapia num futuro próximo?
Acho que não podemos falar num tratamento num futuro próximo para nenhumas destas doenças.Não nos próximos 10 anos.Mas penso que existe esperança na luta contra o cancro com este tipo de terapias.Muitos tipos de cancro são alimentados por células estaminais.
É quando os tratamos com radiações e medicamentos,normalmente não acabamos com essas células,e o cancro acaba por reaparecer.Mas agora temos novas fórmulas de identificar tumores numa fase inicial nesses tipos de cancro.Podemos começar a criar medicamentos para eles,o que ainda não se tentou,pelo menos que eu saiba diz o Dr. Martin Raff.Será por issso uma nova era da ciência.
Em alguns casos justifica-se a aplicação da eutanásia? Sou um feroz defensor da eutanásia e farei tudo o que poder para a tornar legal.Coloco uma questão.Quando chegamos aos 80 anos ,temos 15 a 20% de hipóteses de nos ser diagnosticada doença de Alzheimer.Queremos acabar os nossos dias amarrados a uma cadeira,sem sabermos quem somos,onde estamos,ou quem são as pessoas à nossa volta?Podemos ficar assim durante anos.Eu nunca ouvi ninguém dizer que sim.E há cada vez mais pessoas a atingirem essa faixa etária.Então o que vamos fazer? Os únicos estados que já legislaram sobre isso são a Holanda,a Bélgica e o Oregon,nos Estados Unidos.No meu ponto de vista,é a decisão mais sensata de se tomar .
Mas esses estados especificaram certas situações para aplicar a eutanásia.
Os únicos argumentos contra isto relacionam-se com as nossas crenças:Se Deus nos deu vida é o único que a pode tirar.Até se pode acreditar nisso,mas eu não acredito.Por isso,a decisão devia ser individual.E é uma decisão difícil para um médico que sabe que o paciente não vai melhorar,que tem no máximo dois anos de vida e que vai piorar todos os dias.O que pode fazer um médico?Os clínicos aplicam-na agora, mas de uma maneira irregular - porque é ilegal-ao desligar o ventilador ou as máquinas que agarram o doente à vida.
Mas não deixa de ser uma solução polémica.
O aborto, por exemplo,é legal em muitos países,e o que é estranho é que,neste caso,retira-se a vida de alguém que não pediu para morrer ao contrário da eutanásia.
Na ciência há a necessidade de publicar trabalhos para conseguir fundos,ao ponto de encontrar-mos em jornais rubricas denominadas "bad science" (má ciência).
Os jovens cientistas tem mesmo de publicar,caso contrário não terão bolsas ou trabalho.É um problema muito sério.Existe uma enorme pressão para publicar resultados de investigação,e isso leva a que sejam divulgados trabalhos que não trazem nada de novo.Mas,se não se publicar,corre-se o risco de deixar trabalhos válidos no esquecimento.Então, aí diz-se que não fizemos nada.Portanto,qualquer coisa que se produza, com um pouco de significado tem de ser publicado.
E como se pode resolver este problema?
Isto terá de ser feito de uma maneira racional,o que vai acabar por acontecer.Agora tudo pode ser publicado na Internet.Depois há que fazer uma triagem.Haverá grupos de cientistas à procura do que é publicado e a dizer o que é bom e o que não é.Não será para já,mas haverá uma altura em que o sistema vai funcionar assim.A internet torna tudo possível.


Fonte: Semanário SOL

ENVELHECER BEM

CUIDADO COM A VISÃO,TENSÃO ARTERIAL E MOBILIDADE

Um idoso que cai e parte o colo do fémur precisa,além de fisioterapia,de avaliar a visão,a tensão e os níveis de glicémia no sangue.Pode ver mal,ter hipertensão - que provoca tonturas - ou sofrer de crises de hipoglicémia,que o fazem cair.A polipatologia é frequente no grupo etário acima dos 65 anos e,em Portugal,onde ainda não há especialidade médica de geriatria ,é analisada noutras consultas.O Hospital Garcia de Orta,em Almada,é uma das excepções.
Há cerca de 10 anos que os idosos passam pelo filtro da avaliação do especialista em medicina interna Wolgang Gruner:O também membro da Associação Portuguesa de Psicogerontologia avalia cada caso com cuidado:"Há quatro problemas fundamentais-visão,audição,tensão e mobilidade - e nenhum pode ser negligenciado".
Maria João Quintela,médica de clinica geral e membro da Sociedade Portuguesa de Geriatria,realça a questão da "polimedicação" associada às grandes doenças dos mais velhos:"Para evitar a toma exagerada de medicamentos,a coordenação entre as especialidades é muito importante".Quando não existe,o resultado pode ser comprimidos a mais e saúde a menos".
Os efeitos dos medicamentos nas pessoas com mais de 65 anos podem ser potenciados,porque são geralmente magras e os processos de absorção e eliminação fazem-se de forma lenta.Maria João Quintela exemplifica com uma situação comum:num adulto,um comprimido para dormir é eliminado "ao fim de oito a 10 horas",enquanto num idoso o processo leva mais tempo,Por isso a médica diz que,em regra e pelo menos de início,deverão ser receitadas doses mais baixas:
"Caso contrário,estamos a permitir mais tonturas,quedas e até problemas
gástricos como úlceras ou hemorragias do foro digestivo".
A ajuda que os idosos possam ter no domicílio é outro aspecto muito importante,Wolgang Gruner não esquece a dependência dos cuidados de saúde em casa e apresenta a assistentes sociais o caso daqueles com dificuldades em cumprir a higiene diária.
Segundo dados de 2005,há cerca de 18% de portugueses com mais de 65 anos(mais 10% do que em 1960).e um dos objectivos da Sociedade Portuguesa de Geriatria é promover a sua autonomia e independência física e mental."Ser idoso não significa ser doente"lembra Maria João Quintela.


Fonte:Semanário Sol

dezembro 03, 2006

REMÉDIOS DÃO PISTA PARA BLOQUEADOR DE ESPERMA

A procura de contraceptivos eficazes e confortáveis está em ascensão.Cientistas britânicos perseguem agora um tratamento que suspenda a produção de esperma.A primeira pista para a descoberta desta terapeutica surgiu quando os investigadores se aperceberam que os medicamentos que controlam a subida da pressão sanguínea e a esquizofrenia têm a particularidade de travar a ejaculação masculina.Apesar da feliz coincidência,estes remédios têm efeitos secundários que impedem a sua aplicação como contraceptivos.Mas foram identificados os elementos quimicos que inibem a ejaculação.O objectivo é criar uma pílula que,tomada horas antes da relação sexual,evita a ejaculação.A fertilidade regressa ao normal no dia seguinte.E deixa de ser uma preocupação só das mulheres.

Fonte: Correio da Manhã

novembro 30, 2006

VIVA MELHOR SEMPRE

Sabia que a beringela ajuda a controlar o colesterol,e que também emagrece?
Pesquisadores americanos descobriram na beringela uma substância de nome lipase e que esta substância desfaz placas de gordura que estão a circular no sangue,fazendo desta excelente para combater o colesterol.
Atenção!!! Para obter o tal resultado é necessário um certo preparo...
Tome nota: 1 beringela-1 litro de água - 2 limões.
Lavar bem a beringela,em seguida cortar ás fatias ou cubos com casca,colocar esta de molho em 1 litro de água num recipiente(preferencialmente de vidro),deixar repousar durante a noite,na manhã seguinte coar e acrescentar o sumo de 2 limões,e ao longo do dia beber esta água como substituto da água normal.
A água de beringela com limão ao cair na corrente sanguínea,está a queimar as gorduras do sangue nesse dado momento o sangue fica sem gordura,que é o seu alimento,e por sua vez vai visitar as nossas "despensas" onde estão reservas localizadas (camada adiposa)onde se dá então o processo de emagrecimento.

Fonte:Jornal Correio da Manhã

VACINA PIONEIRA À VENDA EM FRANÇA

A primeira vacina contra o cancro no colo do útero já está à venda em França.Chama-se Gardasil,destina-se principalmente a adolescentes e a pré adolescentes e é comercializada pelo Laboratório francês Sanofi Pasteur MSD.Os especialistas recomendam a vacinação das crianças dos 9 aos 14 anos e a administração de uma dose de reforço dos 13 aos 26.

Fonte: Revista Sábado

novembro 29, 2006

DEZ SINAIS DE ALERTA

PERDA DE MEMÓRIA

É normal esquecer ocasionalmente reuniões,nomes de colegas de trabalho,números de telefone de amigos,e lembrar-se deles mais tarde.Uma pessoa com a doença de Alzheimer esquece-se das coisas com mais frequência,mas não se lembra delas mais tarde,em especial dos acontecimentos mais recentes.

DIFICULDADE EM EXECUTAR TAREFAS DOMÉSTICAS

As pessoas muito ocupadas podem temporariamente ficar tão distraídas que chegam a deixar as batatas no forno e só se lembram de as servir no final da reição,ou esquece-se de que já comeu.

PROBLEMAS DE LINGUAGEM


Toda a gente tem por vezes dificuldade em encontrar a palavra certa.Porém,um doente de Alzheimer pode esquecer mesmo as palavras mais simples ou substitui-las por palavras desajustadas,tomando as suas frases de difícil compreensão.

PERDA DA NOÇÃO DO TEMPO E DESORIENTAÇÃO

É nornal perdermos-por um breve instante-a noção do dia da semana ou esquecermos o sítio para onde vamos.Porém,uma pessoa com a doença de Alzheimer pode perder-se na sua própria rua,ignorando como foi dar ali ou como voltar para casa.


DISCERNIMENTO FRACO OU DIMINUIDO

As pessoas podem por vezes não ir logo ao médico quando têm uma infecção,embora acabem por procurar cuidados médicos.Um doente de Alzheimer poderá não reconhecer uma infecção como algo problemático,e não ir mesmo ao médico,ou então vestir-se desadequadamente,usando roupa quente num dia de Verão.

PROBLEMAS RELACIONADOS COM O PENSAMENTO ABSTRATO

Por vezes,as pessoas podem achar que é difícil fazer as contas dos gastos,mas alguém com a doença de Alzheimer pode esquecer completamente o que são os números e o que tem de ser feito com eles.Festejar um aniversário é algo que muitas pessoas fazem,mas o doente de Alzheimer pode não compreender sequer o que é um aniversário

TROCAR O LUGAR DAS COISAS


Qualquer pessoa pode não arrumar correctamente a carteira ou as chaves.Um doente de Alzheimer pode por as coisas num lugar desajustado:um ferro de engomar no frigorifico,ou um relógio de pulso no açucareiro.

ALTERAÇÕES DE HUMOR OU COMPORTAMENTO

Toda a gente fica triste ou mal humorada de vez em quando.Alguém com a doença de Alzheimer pode apresentar súbitas alterações de humor-de serenidade ao choro ou à angústia-sem que haja qualquer razão para tal facto.

ALTERAÇÕES NA PERSONALIDADE

A personalidade das pessoas pode variar um pouco com a idade.Porém,um doente de Alzheimer pode mudar totalmente,tornando-se extremamente confuso,desconfiado ou calado.As alterações podem incluir também apatia,medo ou um comportamento inadequado.


PERDA DE INICIATIVA

É normal ficar cansado com o trabalho doméstico,as actividades profissionais do dia-a-dia,ou as obrigações sociais;porém, a maioria das pessoas recupera capacidade de iniciativa.Um doente de Alzheimer pode tornar-se muito passivo, e necessitar de estímulos e incitamento para participar.


PERDA DA NOÇÃO DO TEMPO E DESORIENTAÇÃO


Toda a gente tem por vezes dificuldade em encontrar a palavra certa.Porém ,um doente de Alzheimer pode esquecer mesmo as palavras mais simples ou substitui-las por palavras desajustadas,tornando as suas frases de difícil compreensão.

Fonte: Jornal 24 Horas

O QUE É A ANDROPAUSA

A andropausa,o equivalente masculino da menopausa,é um período da vida dos homens em que se dá um declínio da produção de testosterona,a hormona sexual masculina.

Enquanto as mulheres têm uma redução rápida na produção de hormonas que coincide com o fim da menstruação,os homens vão ter uma descida mais lenta dos níveis de testosterona e esta alteração hormonal provoca mudanças físicas,psicológicas,sexuais e do comportamento.Estas mudanças são mais evidentes nos homens de meia-idade,mas podem começar por volta dos 40 anos e, tal como sucede às mulheres,há homens que são muito mais afectados do que outros.Os sintomas são falta de energia,irritabilidade,depressão,dificuldade em dormir,mal-estar,perda do desejo e dificuldade em ter erecção.
O tratamento é controverso,pois a reposição de testosterona tem alguns efeitos secundários importantes.Há medicação especifica para alguns dos sintomas,mas para viver melhor este período da sua vida os homens devem fazer uma alimentação correcta,não fumar,reduzir o consumo de álcool e praticar exercício físico regularmente.


Fonte: Jornal 24 Horas

novembro 28, 2006

MAIS DO QUE FRUTA DESLAVADA

Alimentos biológicos também são fritos a açucarados

HAMBÚRGUERES,batatas fritas,refrigerantes e chocolates estão nas prateleiras do armazém.São todos alimentos biológicos,certificados e produzidos de forma sustentada."Alimentação biológica não é sinónimo de fruta e legumes deslavados,indicados para doentes".Diz Angelo Rocha,enquanto olha orgulhoso para a carne sem gordura e as laranjas que brilham sob a luz artificial da Biocoop.O fundador desta cooperativa defende que os produtos biológicos são "mais saborosos,saudáveis e nutritivos" do que os convencionais.
Em destaque está o control natural das doenças dos vegetais,enquanto noutros modos de produção se priveligia os tramentos químicos que contaminam a água e o solo e,segundo Angelo Rocha,afectam a saúde do consumidor:"Os pesticidas químicos de síntese são potencialmente cancerígenos e abortivos.
O uso de adubos naturais são outra regra de ouro da agricultura biológica.Estrume,algas,cascas de árvore,folhas secas,restos de culturas e lixo orgânico doméstico são os principais fertilizantes.Para o fundador da Biocoop,os químicos são uma espécie de doping para as plantas,porque as obrigam a crescer mais depressa e a produzir mais,com consequências ao nível da sua composição." As maçãs e as couves convencionais têm mais 20% de água,logo,menos 20% de matéria nutritiva!.
António Mantas,engenheiro agrónomo e mestre em agricultura biológica,classifica de "apertado" o controlo de produção.Enquanto director da Sativa,responsável pelo controlo e certificação dos produtos,conhece os campos,visitados anualmente,a quantidade de plantas que são semeadas,o número de animais que nasce e o destino de toda a produção.Na prática,isto significa que uma alface só pode ser adjectivada de biológica quando se sabe a origem da sua semente e o local da sua venda:<<<<<<<2até>
O mesmo se aplica à carne de vaca.Na pecuária biológica,os animais não dependem da ração.Pastam.Mas quando a comem,a ração que se lhes é dada é também certificada:à base de ingredientes biológicos e sem conservantes nam antioxidantes artificiais.
O reflexo do modo de produção estende-se à paisagem:"Junto a uma vacaria convencional vê-se estrume e cimento.Nas outras,vê-se estrume e verde",lembra o engenheiro agrónomo.
Nada impede,então,que hambúrgueres e batatas fritas façam parte da alimentação biológica,desde que a vaca tenha pastado no campo e a batata crescido num solo adubado com cascas de árvore.

Fonte: Semanário Sol

A ECONOMIA DAS PLANTAS

Utilizadas pelas populações rurais na culinária,para fins terapêuticos,em rituais religiosos e para fazer artesanato,as plantas medicinais e aromáticas são uma actividade em crescimento."Há cada vez mais pessoas à procura de soluções para os seus problemas no crescente negócio que são as ervanárias",diz o biólogo Luis Carvalho,organizador do seminário Plantas Aromáticas e Medicinais - Sua Utilização e Conservação,que decorreu,na semana passada,no Instituto Politécnico de Beja.
Segundo o biólogo,é preciso destacar os benefícios das plantas,além do tradicional uso do tomilho para temperar azeitonas,da alfazema para aromatizar gavetas ou da hortelã pimenta para facilitar a digestão:"Conhecê-las é tão importante como conhecer a história,a geografia e a etnologia do país".
A sua existência,ou não,influencia o ecossistema e delas até a prevenção ou o tratamento parcial do colesterol e da hipertensão.Soja e óleo de onagra são exemplos de fitorecursos que agem directamente em elevados níveis de colesterol.

Fonte: Semanário Sol

novembro 27, 2006

CHOCOLATE FAZ BEM AO CORAÇÃO

CIENTISTAS AMERICANOS GARANTEM QUE PEQUENINAS DOSES DIÁRIAS DE CACAU PODEM REDUZIR RISCO DE ATAQUES CARDÍACOS


Os viciados em chocolate ajudaram os cientistas a explicar,através de evidências bioquímicas,por que é que alguns quadradinhos amargos por dia podem fazer pelos cardíacos o mesmo que uma aspirina diária.O doce favorito de muitas pessoas é rico em flavonóides,uma substância capaz d evitar a formação de minúsculos coágulos sanguíneos-algo a que muita gente chamam "afinar o sangue",um poder que é mais comunmente atribuído ao comprimido analgégico.
Os benefícios do chocolate,contudo,não podem servir de pretexto para a gula:as tabletes inddustrializadas(à excepção das versões para diabéticos)possuem grandes quantidades de açucar,manteiga de cacau e gordura hidrogenada.Bastam dois dois pedacinhos por dia de chocolato negro-a forma mais pura do produto,feita a aprtir de cacau torrado-ou um copo da bebida quente para tirar partido das suas propriedades.Não só porque o excesso de calorias e gorduras não é apropriado para quem quer cuidar do coração,mas também porque os benefícios de uma substância não crescem exponencialmente só porque dela nos empanturramos.
"O que os apaixonados por chocolate nos ensinaram é que o cacau possui uma substância com um efeito muito similar ao da aspirina.Ambas evitam a agregação de plaquetas,que pode ser fatal quando os aglomerados ganham forma de coágulos,entopem vias sanguíneas estreitas e provocam um ataque cardíaco",explica a investigadora Diane Becker,professora da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins e da Escola de Saúde PÚblica de Bloomberg,nos Estados Unidos.
A associação entre a substância do cacau e a diminuição da pressão arterial é conhecida há cerca de vinte anos,mas nenhum estudo havia sugerido até agora,segundo Diana Becker,que o consumo diário de pequenas quantidades de chocolate poderia ser positivo para os cardíacos.Pondera-se então que os flavonóides,por desencorajarem a formação de pequeninos coágulos no sangue,possam ser capazes de reduzir significativamente o risco de morte por ataque de coração.
Nauder Faraday,co-autor do estudo,recorda que aqueles que querem proteger o coração devem preocupar-se não só com a dieta alimentar,mas também com a prática de exercício físico e a adopção de um estilo de vida saudável.Isto sem falar na máxima tantas vezes repetida:cada paciente é um caso isolado e,como tal,deve-se ter sempre em conta o aconselhamento de um
especialista.
Fonte:Revista Pública

DESCOBERTA EM TEMPO DE GUERRA

Todos os dias,os rins filtram e limpam 180 litros de sangue.Há 60 anos,sem eles ainda se morria.Agora,sobrevive-se melhor e mais tempo.A invenção da hemodiálise marcou a diferença entre a vida e a morte


Willem Kolff era o mais novo assistente de medicina interna do hospital da Universidade de Groningen,na Holanda,quando assistiu impotente,á lenta e agonizante morte de um rapaz de 22 anos,intoxicado por excesso de ureia no sangue.O jovem médico pensou que,se tivesse conseguido,remover 20 gramas de ureia por dia do sangue do paciente,ele poderia ter sobrevivido.E decidiu inventar uma máquina que fizesse o trabalho dos rins.
Kolff pegou em 40 cms de pele de salsicha e encheu-a con 25 ml de sangue ao qual tinha adicionado ureia.Agitou o tubo de celofane num banho com solução salina e descobriu que cinco minutos depois quase toda a ureia tinha sido removida por diálise.Se multiplicasse por 20 o tamanho do tubo,pensou,talvez conseguisse fazer um rim artificial.
Nesse ano de 1939 rebentou a Segunda Guerra Mundial.Para conseguir os materiais de que necessitava para as experiências,Kolff teve de forjar dezenas de documentos,arriscando a vida.À quinta tentativa encontrou o caminho:um tubo de celofane enrolado num grande tambor que rodava com o terço inferior imerso num tanque com uma substância dialisante.
Este primeiro rim artificial foi testado em 1943.Mas ainda não conseguia limpar o sangue na quantidade e velocidade necessárias.Os primeiros pacientes,embora com melhoras,continuaram a morrer.O primeiro sucesso chegou dois anos depois,à 17ªtentativa.Willem Kolff costuma contar a história:"A senhora de 67 anos estava na prisão por ter colaborado com os nazis,com síndrome hepatorrenal e em coma.Depois de oito horas de diálise debrucei-me sobre ela e perguntei-lhe:"Consegue ouvir-me?"Ela abriu os olhos e disse:"Vou divorciar-me do meu marido!"
A invenção da hemodiálise marcou a diferença,entre a vida e a morte para os doentes renais crónicos.Desde que Kolff construiu as primeiras oito máquinas,outras foram inventadas e todas evoluiram.
"Há 40 anos a diálise demorava 10 ou 12 horas e tinha de ser feita todos os dias.As pessoas tinham de estar sempre no hospital.Hoje demora quatro horas,três vezes por semana",explica Martins Prata,director do serviço de nefrologia do Santa Maria,em Lisboa.
Além de maior sobrevivência,os doentes têm hoje maior qualidade de vida.
E também houve grandes avanços nas terapêuticas para a hipertensão e para a diabetes - as duas causas mais frequentes para a insuficiência renal- e na cirurgia,com a evolução da transplantação renal.

Fonte Revista Sábado

O QUE É O PAPANICOLAU

O exame de Papanicolau é um dos mais utilizados na área de ginecologia.Trata-se de um método de prevenção do cancro no colo do útero.O seu nome é inspirado no médico greco-americano Georgios Papanicolau(1883-1962),considerado o pai da citologia.
Todas as mulheres,tenham elas vida sexual activa ou não,devem fazê-lo pelo menos uma vez por ano.Após três anos consecutivos com resultados normais,o teste pode passar a ser feito com menor frequência(em mulheres de baixo risco pode ser de três em três anos).
O exame pode ainda detectar várias doenças,como é o caso de algumas sexualmente transmissíveis ou o condiloma,um problema que pode gerar doenças malignas.
Os diagnósticos que resultam do Papanicolau não são definitivos,tendo de ser confirmados por exames complementares.

Fonte:Revista Sábado

novembro 26, 2006

NOVA ESPERANÇA CONTRA O CANCRO

A TERAPIA anti-angiogénica bloqueia os vasos sanguíneos,que alimentam as células tumorais.Sérgio Dias, Biólogo do Centro de Investigação de Patologia Molecular do Instituto Português de Oncologia,em Lisboa,considera-a " uma nova esperança" para os doentes de cancro.
Para os investigadores da área oncológica,a vantagem desta terapia, está exactamente no facto de bloquear a proliferação dos vasos sanguíneos que originam células degeneradas e não todas as células que se dividem depressa, como acontece com as quimioterapias convencionais."O resultado ´são menos efeitos secundários,"salienta Sérgio Dias.
O biólogo explica que a angiogénese tem um papel no desenvolvimento de quatro processos na idade adulta:cicatrização de feridas,menstruação,formação de placentas de cancro.Neste último, a doença vale-se dos novos vasos sanguíneos,condutores de nutrientes de oxigénio,para crescer:"Ao bloquear estes vasos,limita-se a progressão do cancro,sem afectar outros órgãos".
Sérgio Dias é responsável pelo encontro internacional Angiogénese :Do Laboratório para a Clinica que, hoje, 26 de Novembro, se realiza no Instituto Gulbenkian de Ciência,em Oeiras.Em debate estão os efeitos da terapia em três tipos de cancro:da mama,colo-rectal e do pulmão.
Fonte: Semanário Sol

novembro 23, 2006

PARA QUE SERVEM OS RINS

*Eliminar substancias tóxicas produzidas pelo organismo,como a ureia e a creatinina.

*Assegurar o equilibrio de electrólitos como o potássio,cálcio,magnésio,fósforo,sódio,entre outros.
*Controlar o volume de líquidos e eliminar o excesso de água no organismo.
*Influenciar a pressão arterial e venosa através do contolo dos líquidos e dos sais.
*Produzir hormonas que interferem na produção dos glóbulos vermelhos,controlam a absorção intestinal de cálcio e a pressão arterial.
*Eliminar as substâncias exógenas como medicações e antibióticos.
*Regular o equilibrio ácido-básico,mantendo constante o pH sanguíneo.
*Produzir urina.

Fonte: Semanário SÀBADO

novembro 17, 2006

CANCRO: PERGUNTAS E DÚVIDAS

SERÁ QUE ALGUM DIA SE VAI DESCOBRIR A CURA PARA O CANCRO

O cancro não é uma única doença, mas sim um conjunto de muitas doenças difrentes.Essa diferença é determinada pelo tipo de célula onde a doença tem origem.

Por serem todos diferentes,os cancros têm comportamentos também diferentes e a sua resposta ao tratamento varia.Alguns tipos são hoje facilmente curáveis por um ou mais métodos de tratamento,especialmente quando este é administrado precocemente.Infelizmente ainda existem alguns que são incuráveis,mas a pesquisa sobre eles coninua,e oferece esperanças para o futuro.

Parece provável que cancros diferentes exigirão sempre tratamentos diferentes,mas se se conseguir descobrir uma catacteristica básica de todos os cancros,é possível que se venha a desenvolver um tratamento comum a todos.

O cancro é contagioso?

Não.Mesmo que alguns cancros humanos sejam causados por vírus,eles não se propagam,como uma constipação ou uma gripe.

OS cancros são doenças modernas?

Não,os cancros existem há séculos.Há ossos de dinossauros que apresentam excrecências que podem ter sido cancro ósseo.
Algumas das múmias egípcias tinham cancro e existem esqueletos de índios sul americanos que apresentam sinais de cancro.


O CANCRO ESTÁ A TORNAR-SE MAIS FREQUENTE?

Actualmente tem-se conhecimento de um maior número de casos de cancro em geral,nos paises industrializados.Para esse facto existem três razões principais:

1. o cancro é uma doença que atinge sobretudo as pessoas mais velhas,agora que muitas infecções e outras doenças foram debeladas,as pessoas vivem mais tempo e o grupo etário mais atingido pelo cancro aumenta.

2.Métodos de diagnóstico melhores e mais exactos identificam hoje muitos cancros que,anteriormente,ficavam por diagnosticar ou serem detectados.

3. A prevalência do cancro do pulmão subiu vertiginosamente devido ao grande aumento do fumo do cigarro.

Só seres humanos contraem cancro?

Não.Na realidade,apenas um escasso número de nódulos são cancros.No entanto,alguém que sinta um nódulo durante mais de 2 semanas deverá consultar o médico.

Provavelmente não se trata de cancro,mas,se o for,deverá ser tratado com a máxima brevidade.

TODA A GENTE NASCE COM CANCRO ?

Não.Esta é uma ideia antiga,baseada numa teoria que esteve muito em voga durante o século passado.

Segundo essa teoria,dentro do nosso organismo existiriam células que seriam vestígios de um anterior desenvolvimento e que se começavam a dividir quando algo as punha em funcionamento,Os investigadores científicos,hoje em dia,não acreditam nessa teoria.

As pancadas e nódoas negras provocam cancro?

Os médicos especialistas pensam que não,mas uma pancada ou contusão podem chamar a atenção para um cancro que já existia.

A ideia de que um traumatismo físico provoca o cancro parece assentar na ideia,já desacreditada,de que todos temos células cancerosas potenciais "adormecidas" dentro de nós e que "acordam" quanto um traumatismo físico ocorre.

O STRESS PROVOCA O CANCRO?

Nunca se conseguiu provar que o stress cause cancro,mas,na realidade,não se sabe.Torna-se necessário pesquisar mais neste domínio.O aparecimento de cancro pode estar relacionado com os estilos de vida pouco saudáveis.

Aquilo que comemos pode causar cancro?


Provavelmente.Em muitos países onde se come um tipo de comida ocidental regista-se altos índices de cancro do intestino e da mama,
A esquisa que tem sido feita sugere que uma redução de gorduras e um aumento de alimentos contendo fibras poderá reduzir esses valores.Comer vegetais verdes e amarelos regularmente também poderá funcionar como protecção.
Torna-se necessária uma pesquisa mais profunda,mas estas recomendações são válidas como promotoras de uma boa saúde.

É VERDADE QUE OS NEGROS NUNCA APANHAM CANCRO?

Os negros têm poucas probabilidades de apanhar cancro de pele causado pelo sol,devido ao facto de Infelizmente não é verdade.O pigmento escuro da sua pele os proteger.
Em alguns pontos de África têm menos cancro no intestino,provavelmente devido ao tipo de alimentação que fazem.Mas em certos pontos do globo,os negros são muito atingidos por cancro do fígado e por outros tipos de cancro.

O CANCRO É HEREDITÁRIO ?

O cancro,em geral, não é.Existem alguns cancros,muito raros,que são hereditários,como é o caso dos retinoblastomas,cancros do olho,nas crianças.

Verifica-se também uma tendência para certas familias terem maior propenção para contrairem certos cancros.

EXACTAMENTE O QUER DIZER "CURADO"?
Diz-se que uma pessoa está curada quando,tendo sofrido de um determinado tipo de cancro,essa pessoa não tem mais propabilidades de morrer desse cancro do que qualquer outra pessoa da mesma idade e sexo,que nunca tnha tido essa doença.

PODE-SE TER CANCRO E FAZER UMA VIDA NORMAL?

Em alguns tipos de cancro,uma cura completa não é possível,infelizmente.No entanto,hoje em dia existem tratamentos que permitem aos doentes levar uma vida activa,por vezes durante muitos anos.

Para alguns doentes de cancro,todavia,a vida nunca poderá voltar a ser a mesma.por isso,é preciso fazer modificações importantes e adaptações pessoais.

O FUMO PROVOCA QUALQUER TIPO DE CANCRO?

Não mas é de longe a principal causa do cancro no pulmão e aumenta o risco do cancro da boca,da laringe,do esófago,da bexiga,do colo do útero e talvez do pancreas.

PORQUE É QUE OS GOVERNOS NÃO PROIBEM OS CIGARROS,JÁ QUE ELES SÃO TÃO PREJUDICIAIS Á SAUDE?

Não é assim tao simples.Se se viver num país produtor de tabaco perceber-se-á facilmente que a proibição súbita da sua cultura provocará um desiquilibrio na economia e acabará com a fonte de rendimento de muitas pessoas.

A mudança tem que ser planeada de forma a que o tabaco possa ser substituido por uma cultura melhor e mais rentável.Há ainda o problema de,se se proibir o fumo,as pessoas poderem vir a querer fumar ainda mais.

Quando o alcool foi proibido nos Estados Unidos,começou a haver contrabando e as pessoas reuniam-se em salas clandestinas,apinhadas de gente,para beberem.
Um bom começo seria banir o consumo do tabaco em todos os estabelecimentos públicos,como,escolas,locais de trabalho,etc.

PORQUE É TÃO IMPORTANTE A PREVENÇÃO DO CANCRO DO PULMÃO?

O CANCRO DO PULMÃO É AINDA DOS QUE TEM MENOS POSSIBILIDADES DE CURA.

In Sapo

CANCRO-TRATAMENTO

Desde que o cancro foi identificado,os investigadores têm procurado tratamentos eficazes para esta doença.
Nas últimas décadas,têm-se se feito progressos encorrajadores no tratamento do cancro,tendo-se reconhecido que esta não é uma única doença,mas sim um grupo de doenças,cada uma delas requerendo diferentes tipos de cuidados.

Os avanços científicos e tecnológicos dos últimos anos,têm proporccionado novos conhecimentos sobre o cancro,o que se traduz numa significativa maioria no tratamento da doença.

O tratamento de cada caso deve ser adaptado è realidade de cada doente,individualmente.Muitas vezes envolve uma conjunção de cirurgia,radiação e quimioterapia.O plano de tratamento é decidido e realizado por umq equipa de especialistasmulticisciplinar)trabalhando em colaboração uns com os outros.

Geralmente os tratamentos do cancro seguem protocolos.Eles são um conjunto de normas e planos de tratamento que se estabelecem,baseando-se na experiência científica,para o tratamento de uma doença.

Estes protocolos que,de uma forma geral,se aplicam em todos os hospitais,incluem indicações e limites de tratamento em função de uma série de factores relacionados com o tumor(tipo,localização e tamanho,(afectação de outros orgãos ou de ganglios)e com o paciente).

Principais formas de tratamento de cancro


Cirurgia

A Cirurgia procura remover do corpo as células cancerosas,por exérse do tumor ou de quaisquer tecidos envolventes que possam conter células cancerosas.Este método é muito eficaz quando o cancro é pequeno e não se propagou,quando se situa numa parte numa parte
do corpo de onde pode ser facilmente removido,e quando o cirurgião pode remover todas as células malignas antes de existirem metástases.

Até há pouco tempo,a cirurgia era o principal método de tratamento dos cancros,e continua a ser o método mais comum.

As possibilidades de sobrevivência do doente têm aumentado de vido a técnicas e processos altamente desenvolvidos e a melhores cuidados médicos.Além disso,melhores técnicas de reabilitação e cirurgia plástica,ajudam os doentes que sofreram cirurgias por cancro a fazer uma vida relativamente normal.

Radioterapia

A radioterapia é a segunda forma mais comum de tratamento,embora para alguns tipo de cancro não seja o processo de tratamento adequado.Cerca de metade de todos os doentes de cancrorecebem uma forma de radioterapia,seja isoladamente ou em combinação com outras formas de terapia.

No passado ela usada principalmente para matar quaisquer células cancerosas que podessem ter ficado após a remoção de um tumor.Contudo,nos últimos anos,os aperfeiçoamento das técnicas e processos de radioterapia e do equipamento resultaram numa utilização mais eficaz deste método como tratamento principal para alguns cancros.

Alguns cancros são particularmente sensíveis ao rádio,sendo totalmente curados dsta forma.

Anteriormente quando se usavam máquinas de Raio X de baixa voltagem,a quantidade de radiação que podia ser utilizada para atacar as células malignas era limitada prlo "mal da radiação"que se verificava.

Isto porque as células saudáveis eram danificadas ao meso tempo que o tumor que as rodeavam.Máquinas aperfeiçoadas permitem agora que uma dose maior de radiação se concentre no tumor,causando menores danos às células sãs.

Em alguns casos pode ser utilizada antes da cirurgia,para reduzir o tamanho do tumor,tornando-a menos complicada-Noutros casos,pode prolongar a vida,ao controlar temporariamente o crescimento de um tumor.

Neste contexto,a radioterapia é particularmente útil quando o cancro está confinado a uma região do corpo,mas demasiado avançado para ser totalmente tratado através da cirúrgia.
A radiação pode também ser usada para aliviar a dor,fazendo diminuir o tamanho do tumor que está a exercer pressão sobre um nervo,por exemplo.

A terapia por radação pode ser adminitrada internamente,por implantação de fontes radioactivas do corpo.Ali,elas podem bombardear as células malignas infligindo menos estragos nos tecidos normais.

Quimioterapia

Aquimioterapia trata o cancro através do uso de produtos químicos(fármacos)destinados a interferir no crescimento e divisão das células malignas.
Uma vez ministrados,esses produtos químicos circulampor todo o corpo.Uma das grandres vantagens da quimioterapia é que ela consegue tratar cancros sistémicos(não localizados).

Os fármacos empregues neste tipo de tratamentos denominam-se de fármacos antineoplásicos.Este tratamento é administrado em forma de ciclos.
Um ciclo consiste na administração dos fármacos durante durante um ou vários dias,seguido de um tempo de descanso,que pode oscilar de 1 a 4 semanas.

Os compostos anti-cancerosos actuam de várias maneiras diferentes.Alguns interferem com a capacidade que a célula cancerosa tem de se reproduzir.Outros interferem com processos quimicos essenciais,dentro das células.
Os compostos químicos que atacam com sucesso a divisao contínua das células malignas,no entanto,atacam também as células sãs e podem originar efeitos secundários indesejáveis.

Tal facto impoe limites-variam de diente para doente-quanto à dosagem e duração da quimioterapia.

A administração de um só fármaco não é eficaz pelo que pode haver a necessidade de recurso a quimioterapia combinada-administrando uma ou mais drogas simultaneamente ou em rápida sucessão-intensificando o ataque às células cancerosas durante várias fases da sua actividade.

Outros tratamentos

Existem outras terapias que,ainda que com menor frequencia,se empregam no tratamento do cancro.Geralmente estão indicadas em tumores ou circunstancias da doença muito concretas.

Algumas destas terapias são as seguintes:

Hormonoterapia: aplica-se nos tumores que crescem por estímulo de alguma hormona.Estes cancros são denominados hormono-dependentes e os mais representativos são os da mama e da próstata.
Esta modalidade consiste na administração de determinados medicamentos anti-hormonais para deter ou diminuir o crescimento do tumor;
Imunoterapia:É um tratamento que consiste em utilizar o sistema de defesa(sistema imunitário)para destruir as células tumorais.

Radioterapia intraoperatória: Consiste na administração da radiação durante a cirurgia,directamente na zona do tumor.Emprega-se no tratamento de tumores abdominais.Com esta técnica reduz-se a dose de radiação dos tecidos normais;

Radioterapia esterotáxica: Consiste na administração de forma muito precisa,de altas doses de radiação em zonas muito pequenas;

Cirurgia laser:Consiste na emissão de um raio de luz muito potente e focalizado,que permite a destruição do tumor.Aplica-se no tratamento de lesões pré-malignas ou como tratamento paliativo em alguns tumores.

Fonte Semanário Sol

CANCRO: TIPOS DE CANCRO

Para confirmar o diagnóstico de um cancro é necessária uma amostra do tumor(biópsia).A análise da amostra permite determinar se a lesão é um cancro ou (Estudo anatomopatológico).
Este estudo permite classificar e saber qual ou quais os tecidos e células das quais provem o tumor e quais são as características dos mesmos.Estes factores são fundamentais para determinar o tratamento mais adequado em cada caso.

Existem uma série de alterações benignas e/ou pré-malignas das células:

Hiperplasia:aumento do número de células(que se dividem mais rapidamente do que o habitual)num tecido de uma área específica;

Metaplasia:substituição de um tipo de célula por outra de localização diferente;

Displasia: trata-se de um desolvimento anormal de um tecido,devido a um crescimento de células alteradas.Se se deixa desenvolver sem tratamento,alguns casos de displasia podem evoluir para um cancro.

De acordo com o tipo de células avaliado pela anatomia patológica existem vários tipos de cancro mais comuns são os seguintes:

Carcinoma: é um tumor maligno que se origina na membrana que cobre os orgãos(células epiteleais).Aproximadamente 80% dos tumores cancerígenos são carninomas.

Melanoma: trata-se de um tumor maligno que tem origem nas células que produzem a coloração da pele (melanócitos).O melanoma é quase sempre curável quando detectado em fase precoce.No entanto,é provável que se propague a outras parte do corpo.

Leucemia: popularmente conhecido como o cancro do sangue.As pessoas com leucemia apresentam um aumento considerável dos níveis dos glóbulos brancos (leucócitos)

Linfoma: tem esta designação dado se tratar do cancro do sistema linfático.O sistema linfático é uma rede de ganglios e pequenos vasos que existem em todo o corpo e cuja função é combater as infecções.O linfoma afecta um grupo de células chamados linfócitos.Os dois tipos de linfomas principais são o Linfoma de Hodgkin e o Linfoma não Hodgkin.
Fonte Semanário o Sol

CANCRO : FASES DA DOENÇA

O processo que vai desde a ocorrência das primeiras mutações das células,até á etapa final da doença é designado por história natural.
A duração deste processo em adultos depende dos tipos de cancro e oscila entre meses e décadas.
No caso de crianças,todo o processo de produz com maior rapidez,podendo inclusivé durar apenas alguns meses.Isto deve-se ao facto das células se multiplicarem com maior rapidez,comparativamente com as dos adultos.
Conhecer as quatro fases da história natural do cancro facilita a compreensão da doença e demonstra a importância que tem a prevenção na maioria dos cancros.
O primeiro passo que ocorre são as mudanças celulares que dotam as células de caracteristicas de malignidade,isto é,a multiplicação descontrolada e a capacidade de invasão.
É a etapa mais longa da doença,denominada fase de indução.Em caso algum é diagnosticável ou produz sintomatologia.Esta fase pode durar até 30 anos;
A segunda etapa,denominada fase "in situ",caracteriza-se pela existência de lesão cancerosa microscópica,localizada no tecido de origem.Nos adultos pode durar entre 5 a 10 anos,dependendo do tipo de cancro.Nesta fase não aparecem sintomas no paciente.
Em determinados casos,como o cancro da mama,colo do útero ou cólon,a doença pode diagnosticar-se nesta fase através de técnicas que permitem a sua detecção precoce;
Posteriormente,a lesão começa a estender-se fora da sua localização de origem e invade os tecidos ou órgãos adjacentes.Estamos perante a fase de invasão do local.Em idade adulta,dura entre 1 a 5 anos.
O aparecimento de sintomas da doença depende do tipo de cancro,do seu crescimento e da sua localização.
Por último,a doença dissemina-se para fora do seu local de origem,surgindo lesões tumorais,designadas por metásteses.É a etapa da invasão à distância.
Fonte: Semanário Sol