Fonte: Sábado
outubro 24, 2007
6 MITOS SOBRE A SUA SAUDE
Fonte: Sábado
setembro 12, 2007
VINHO TINTO TRATA DOENÇAS RARAS
Uma equipa de investigadores da Universidade inglesa de Newcastle-upon-Tyne vai desenvolver uma experiência com uma substância contida no vinho tinto que tem sido associada a longevidade.A substância vai ser testada num grupo de pacientes com um transtorno genético progressivo potencialmente fatal.
Os 30 pacientes que participam na experiência sofrem do chamado sindroma de MELAS (iniciais em inglês de encefalopatia mitocondrial,acidose láctica e episódios de ataques),que afecta as mitocôndrias.
As pessoas atingidas por esta doença costumam começar por desenvolver um tipo de diabetes,mas os efeitos da doença podem estender-se logo a todo o corpo.
O problema é que não deixam de poder converter a comida em energia,o que afecta vários órgãos vitais,como o cérebro,o coração e os músculos dos seus membros",afirma Patrick Chinnery,professor de neurogenética na universidade de Newcastle upon-Tyne.
Para proceder a investigação,15 dos elementos do grupo vão ter uma administração de um tipo de resveratrol(composto que se encontra no vinho tinto)chamado SRT501,enquanto os restantes 15 pacientes tomarão um placebo.
O cientista David Sinclair,de Harvard,foi responsável pela descoberta de que o gene associado a longevidade humana-o SIRTI-é actividade pelo resveratrol,o que pode explicar porque razão o vinho tinto,bebido com moderação,tem um efeito positivo na saúde e pode ajudar a prolongar a vida.
Experiências levadas a cabo com ratos de laboratório mostram que o SRT501 reduz os níveis de glucose em animais expostos a uma dieta rica em calorias e que,utilizado em combinação com outros medicamentos contra a diabetes,aumenta os seus benefícios,além de incrementar a capacidade para correr e a resistência.Isto acontece devido ao aumento de mitocôndrias,que ampliam a potencia muscular.
A experiência que irá ter lugar pretende investigar-através de imagens obtidas por ressonância magnética e biópsias musculares - se o efeito registado nos ratos também se verifica nos humanos.
Investigações recentes com animais de laboratório mostram que,numa dieta equilibrada,um corte de 40 por cento nas calorias ingeridas corresponde a um aumento de 50% na longevidade.
Lusa
setembro 11, 2007
NÚMEROS PREOCUPANTES DA DIABETES EM PORTUGAL
5 mil pessoas com retinopatias em estado grave
800 mil casos de diabetes em Portugal
250 milhões é o número de diabéticos em todo o mundo
agosto 25, 2007
LEITE AJUDA A EMAGRECER
In Focus
VINHO CONTRA A IMPOTÊNCIA
terapia do vinho,assegurou à BBC que "o vinho é um produto vivo que contém vitaminas e muitos componentes biologicamente activos".A sua fórmula é muito simples:ervas secas misturadas com vinhos da Crimeia e, em ocasiões festivas,um pouco de vodka que um homem não é de ferro.Não se sabe ainda os resultados do tratamento.Mas,até agora,nenhum doente se queixou,talvez por estar um pouco alegrote.
In Focus
julho 04, 2007
DIABETES MELLITUS
Enciclopédia Merck Sharp & Dohme
junho 08, 2007
DESCOBERTA NA GENÉTICA ABRE CURA PARA SETE DOENÇAS
Novas variações genéticas na origem bipolar;quatro novas regiões nos cromossomas que contêm genes que tornam os seus portadores susceptíveis a diabetes de tipo 1;três novos genes que contribuem para o aparecimento da doença de Crohn.Estes são apenas alguns dos avanços-chave resultantes destes dois últimos anos de trabalho,cujo investimento ascendeu a 13,5 milhões de euros.
Depois da descodificação do genoma,na década passada,a era pós-genómica está só agora a começar.Este estudo é um dos primeiros grandes contributos para este novo mundo.
maio 21, 2007
TEMPO É VIDA
Fonte :Jornal de Notícias
maio 14, 2007
RISCO CARDIOVASCULAR NA MULHER
Fonte: Jornal Expresso
maio 11, 2007
ALUCINOGÉNIO ANTIDIABÉTICO
maio 07, 2007
DOAR O CORDÃO PARA AJUDAR
Fonte: Correio da Manhã
CHIMPANZÉS TÊM VALORES MORAIS IDÊNTICOS AO HOMEM
maio 06, 2007
BARRIGA INIMIGA
As razões não estão perfeitamente esclarecidas .Mas uma coisa é certa:se,ainda há dez anos,a massa gorda era vista como algo inerte,sem grande interesse médico,hoje em dia sabe-se que esse tecido mole,de cor amarela-esbranquiçada,produz numerosas substâncias,algumas das quais desencadeiam intensos processos de inflamação no sistema cardiovascular.
Justamente,as consequências desastrosas da obesidade não decorrem,apenas,do excesso de gordura no sangue a entupir as artérias.A própria massa gorda entremeada entre órgãos e músculos induz focos de inflamação nos vasos sanguíneos que fazem parar disparar o risco de trombos,AVC e enfartes do miocárdio.
Como se não bastasse,este efeito inflamatório da massa gorda diminui a sensibilidade do organismo à insulina,favorecendo o aparecimento da diabetes.E quanto mais visceral é a gordura,mais sinais inflamatórios esta liberta.Por isso é que,em anos recentes,os activistas da prevenção cardiovascular passaram a chamar a atenção dos médicos para o tamanho da bariga dos doentes enquanto factor de risco.Mas,mesmo o perímeto abdominal pode ser um indicador pouco fiável,na medida em que leva tudo em conta,não faz destrinça entre gordura visceral e subcutânea,alerta Jean Pierre Després,o médico canadiano que está a agitar as águas da intervenção médica nesta matéria.
Para quem tem dúvidas,o especialista dá um exemplo:"Imaginem dois indivíduos de meia idade com o mesmo peso,altura e perímetro abdominal.Quando peço uma ressonancia magnética abdominal aos dois,vejo que um tem 155 cm2 de gordura visceral enquanto o outro tem 96 cm2.É uma diferença assustadora e,até a constactar,não podia ver que num deles o risco cardiovascular´é muito superior ao do outro,apesar de ambos terem uma constituição física idêntica."
E se pensarmos que, entre nós,casos destes são esporádicos,Pedro von Hafe,médico e investigador da Faculdade do Porto,demonstra o contrário:"Nos últimos anos estudámos uma amostra representativa da população residente no Porto com idade igual ou superior a 40 anos e,dos 300 indivíduos a quem fizemos Tacs abdominais,50,3 % tinham excesso de gordura visceral".
Porém,nem mesmo nos países ricos os médicos podem dar-se ao luxo de pedir TAC s e ressonancias magnéticas "a torto e a direito"para medir a gordura abdominal oculta nos seus pacientes.Seria incomportável.
Para contornar este obstáculo,a equipa de Després está a demonstrar que é possível inferir a quantidade de gordura visceral se olharmos não só para o perímetro abdominal mas,também,para uma vulgar análise de sangue,os triglicéridos.Não é só pelo colesterol,pela hipertensão e pelo tabaco que se avalia o risco cardiovascular.Há outros factores com um papel muito importante na origem destas doenças,como os triglicéridos,embora os médicos nunca lhes tenham prestado grande atenção.Agora sabemos que,nos "barrigudos",os triglicéridos são um bom indicador da gordura mais perigosa que alguém pode ter.É uma análise de rotina muito simples.Esperemos que os médicos passem a interpretá-la correctamente,afirmou Després .
Então,o que há a fazer se os níveis de triglicéridos desmascararem um excesso de gordura oculta?A ciência diz-nos que não há como atacar directamente o problema,ou seja,perder peso.Até porque a gordura visceral é a primeira a ser descartada quando o organismo entra em restrição alimentar.
No mundo em que vivemos,perder peso tornou-se uma obsessão das mais difíceis de satisfazer.Os nutricionistas dizem que para a maioria da pessoas é muito dificil,se não mesmo impossivel,manter a motivação e a força de vontade necesárias para cumprir uma dieta magra até ao fim da vida.Tanto mais,quando,de ano para ano,a indústria alimentar reinventa tudo o que não devemos comer,acentuando-lhe o sabor,o aroma e o "marketing".
Pelo mundo fora,as barrigas continuam a crescer.E, em proposta à calamidade do consumo hipercalórico,a indústria farmacêutica decidiu investir em moléculas que ajudam a perder o peso.Mas quem anseia por uma pilula mágica bem pode adiar a esperança.Tal solução não se avista.
A grande expectativa para os próximos anos é o rimonabant,o primeiro medicamento a actuar no sistema endocanabinóide,um importante "regulador cerebral" do impulso de comer.
Trata-se de um supressor do apetite e indutor do consumo energético que deverá chegar às farmácias em 2008.Aprovado pela Agência Europeia do Medicamento,o fármaco induz perdas de massa gorda que rondam os 10% do peso corporal em tratamentos com a duração de um ano.Ou seja,não parece que se destina aos verdadeiramente obesos,nem aos que queiram aparecer na praia como uma figura esguia.
Segundo s Sanofi-Aventis,o gigante farmaceutico responsável pelo rimonabant,este tem dois objectivos:evitar a progressão do excesso de peso para a obesidade e travar o avança da diabetes e da doença cardiovascular na população quer estiver a tempo de o fazer.
O apelo à correcção dos hábitos alimentares e do estilo de vida não parece resultar quanto baste para evitar a pandemia da diabetes e da mortalidade cardiovascular precoce.Assistimos ao prelúdio de uma nova era.Para adiar a doença,passaremos a tomar medicamentos que minoram os estragos de uma vida desregrada.
Fonte:Jornal Expresso
abril 30, 2007
O QUE FAZER E O QUE EVITAR
ALIMENTAÇÃO: Deve ser equilibrada.Com várias peças de fruta e verduras por dia,pelo menos duas vezes por semana:evitar carnes vermelhas,gorduras e as bebidas alcoólicas.Procurar manter sempre um equilibrio entre todas as calorias gastas e consumidas.
BOM COLESTEROL:Convém manter um elevado número de lipoproteínas de alta densidade presentes em muitos alimentos,como o azeite de oliva e o vinho,recomendados com moderação.
O PODER DA SOJA: A soja é bastante rica em fibra,ácidos gordos omega 3 e contém todas as proteínas essenciais ao organismo.
MUITA FIBRA: Mantém estáveis os níveis de colesterol e ajuda a perder peso.Uma atenção especial aos legumes,frutas,cereais,nozes e todo o tipo de verduras.
ÁCIDOS GORDOS: Omega 3 (nos azeites vegetais),ómega 6 (nas sementes de trigo,sementes de milho e linho,soja e azeite de canela)e ómega 9(o azeite de oliva)
CHOCOLATE: Quanto maior for a sua percentagem de pureza e menor for a quantidade que contenha gordura,melhor para o organismo.Mas deve sempre ser comido com moderação,por causa das gorduras saturadas.
SEXO: Sem excessos,é bom para a circulação sanguínea e para o humor matinal das pessoas,devido à libertação de endorfinas.
EXERCÍCIO: Sempre que moderado é o melhor para qualquer coração-fazer com que trabalhe.A actividade física não deve ser difícil nem dolorosa.Um máximo de 30 minutos por dia são mais do que suficientes.O ideal é fazer diariamente uma caminhada.
O QUE DEVE EVITAR
TABACO: Estudos recentes apontam para uma devastadora relação causa-efeito entre o tabaco e a mortalidade.E também demonstram um risco de morte súbita por paragem cardíaca dez vezes superior nos homens que têm por hábito fumar e 4,4 no caso das mulheres fumadoras.
MAU COLESTEROL: O escesso de lipoproteínas de baixa densidade aumenta nas pessoas o risco de acumularem gordura nas artérias ,que podem depois obstruir o fluxo sanguíneo.O excesso de gordura na manteiga e também em outros derivados animais faz subir o nível de colesterol no sangue.
STRESS: Aumenta bastante o ritmo de doenças cardíacas e faz também subir a tensão arterial.Se o sentido da responsabilidade não chegar ao ponto de provocar stress,a pequena ansiedade até pode ser benéfica para a saúde,mantem-nos activos e auto exigentes.O problema está no despertar de sentimentos de agonia,angústia ou até obsessão.
SEDENTARISMO: A inactividade é considerada como um dos piores inimigos do coração e do cérebro.Nos Estados Unidos,por exemplo,realizou-se recentemente uma campanha de consciencialização dos cidadãos sobre a importancia de caminharem,no mínimo,qualquer coida como dez mil passos por dia.
SAL E AÇUCAR: Em baixas quantidades são benéficos,mas em excesso,o seu consumo faz correr perigo a actividade coronária.
OBESIDADE:Entre muitos outros perigos,a obesidade aumenta considerávelmente o risco de sofrer de problemas ao nível das coronárias.E favorece ainda o aparecimento da diabetes.
Fonte: Correio da Manhã
abril 27, 2007
OS COMPONENTES DAS REFEIÇÕES IDEAIS
CENOURAS
TOMATE
Rico em vitaminas e minerais,tem licopeno,a substância que lhe dá a côr vermelha e é anticancerígena(devem preferir-se os mais maduros):dissolve-se nas gorduras,por isso,aproveita-se melhor o seu podencial quando é cozinhado.
PIMENTO
Devido ao seu elevado conteúdo em água e baixo teor energético,ajuda a controlar o peso.È rico em fibra,o que promove uma maior sensação de saciedade.Tem ácido fólico,que auxilia a imunidade e previne malformações no feto durante a gravidez.
CEBOLA
Regula a pressão arterial e previne doenças cardiovasculares.Tem flavonóides,que funcionam como antioxidantes.É um alimento que ajuda a regular o metabolismo das gorduras.Mas não deve ser demasiado cozinhada para preservar os nutrientes
FRANGO
É um dos exemplos de carne branca,mais aconselhada do que a carne vermelha numa alimentação equilibrada.É rica em proteínas,minerais (ferro,cálcio e magnésio)e vitaminas,tendo baixo nível de gordura e de mau colesterol.É de fácil digestão.
COGUMELOS
Têm vitaminas (B1 e C),minerais(sódio,potássio e fósforo) e muita água(80-90%).São pobres em calorias e ricos em proteínas.Têm lentiniana,um composto fitoquímico que combate o cancro.Também actuam como estimulantes do sistema imunitário.
ABÓBORA
Rica em água(90%)e pouco calórica,é um dos alimentos com mais caroteno,que ajuda a prevenir o cancro.A polpa tem um alto valor de zinco,que auxilia os processos de cicratização,e muito fósforo,que funciona como um tónico para o cérebro.
CURGETE
De sabor suave,pode substituir a batata em várias receitas.É de fácil digestão e rica em niacina,além de ser uma fonte de vitaminas do complexo B e de minerais(fósforo,cálcio,ferro,potássio,silicio, magnésio) Tem poucas calorias e ajuda a regular o intestino.
ESPARGOS
Podem ser verdes(menos suculentos) brancos,(tenros e adocicados) e violetas (de sabor mais intenso).São pouco calóricos,pobres em hidratos de carbono e gordura,mas ricos em minerais(potássio,sódio,cálcio,magnésio)e em vitaminas.
MORANGOS
Possuem ácido elágico e polifenóis,substâncias quimicas naturais com elevado poder antioxidante que ajudam a retardar o envelhecimento.Atenção:absorvem muitos pesticidas,pelo que devem ser muito bem lavados antes de serem comidos.
MANGA
Tem muito caroteno e outros químicos naturais antioxidantes que ajudam a prevenir o apareccimento do cancro,assim como alto teor de vitamina C e fibras,que facilitam a digestão,hidratos de carbono e vitaminas do complexo B,ferro,fósforo,cálcio,potássio e zinco.
PAPAIA
Boa fonte de vitamina A e C,cálcio e potássio,outros minerais e fibras.Tem uma substância(a enzima papaína)que auxilia a digestão de proteínas.Estimula o organismo,actua contra a hipertensão e na prevensão de problemas cardiovasculares.
ABACAXI
É uma importante fonte de vitaminas C e B6.Tem fibras solúveis,que ajudam a digestão,folato,tiamina,ferro e magnésio.Contém bromelina,que ajuda a digerir as proteínas da refeição.
MAÇÃ
Rica em pectina,uma fibra que reduz o mau colestrerol e regula a glucose no sangue,possui ainda vitaminas e promove a absorção de outros nutrientes importantes,como o ferro e folato.É rica em quercetina,substância que ajuda a evitar a formação dos coágulos.
Fonte: Sábado
abril 20, 2007
QUANDO OS" MAUS DA FITA" AJUDAM
Afinal,apesar de todos os efeitos maléficos que estas substancias podem ter sobre o organismo,cientistas descobriram que o café,o tabaco e o chocolate podem ajudar a prevenir doenças.Pois é.Estudos científicos revelaram que o tabaco e o café podem ajudar à prevenção da doença de Parkinson e o chocolate ao equilibrio da tensão arterial.
O cientista Dirk Taubert,do Hospital Universitário de Colónia,na Alemanha,descobriu que os consumidores de cacau e chocolate têm em média ,uma pressão arterial mais baixa,o que pode contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares.Por outro lado,especialistas do Centro de Disturbios Motores do Centro Médico da Universidade de Duke,nos EUA,apuraram que nas familias afectadas pela doença de Parkinson,aqueles que fumam e ingerem grandes quantidades de café têm menor propabilidade de desenvolver a doença.Segundo Mark Stacy,responsável pelo estudo,o fumo do tabaco pode estimular e regular a produção da dopamina,substância afectada com o evoluir daquela patologia.
Apesar das mais recentes descobertas,os médicos continuam a alertar que,estes factos por si só,não são suficientes para estimular os pacientes ao consumo destas substâncias.
Fonte: Focus
abril 19, 2007
ESPERMATOZÓIDE PRODUZIDO NA MEDULA
abril 12, 2007
5 FORMAS DE MELHORAR A MEMÓRIA
2-CRIAR TRANQUILIDADE
Noite mal dormidas e alterações emocionais afectam o processamento da memória.A prática regular do relaxamento,através de respirações lentas e profundas,de pausas de 5 a 10 minutos(após 30 ou 40 minutos de actividade,contribuem para descontrair a mente e torná-la receptiva à atenção e assimilação.
3-GINASTICAR A MENTE
À semelhança de uma simples caminhada diária,que reforça a musculatura e promova a libertação de neurotransmissores,o exercício menta estimula os circuitos neuronais.Aprender coisas novas e manter o intelecto activo,desde criança,permite,segundo o neurologista Castro Caldas,desenvolver uma boa base de memorização.
4-CULTIVAR A ATENÇÃO
Uma mente dispersa raramente aprende e armazena ideias,"A falta de concentração é a causa mais importante das falhas de memória",assegura o scupunctor Pedro Choy.Depositar,por alguns momentos,a atenção num objecto,fixando-se nas suas características(forma,cor,função,etc),sem pensar em mais nada,é o ponto de partida para desenvolver a capacidade de foco.
5- ALIMENTAÇÃO
Não existem medicamentos específicos para as perdas de memória.Apesar de inconclusivos,estudos no campo da nutrição e das medicinas alternativas sugerem que o fósforo e as vitaminas B6 r B12 contribuem para a vitalidade dos neurónios.Há,pelo menos,centenas de anos que o ginseng e a ginglo biloba são plantas usadas para as dificuldades de concentração de memória,por activarem a circulação cerebral.
Fonte: Visão