novembro 17, 2006

CANCRO : FASES DA DOENÇA

O processo que vai desde a ocorrência das primeiras mutações das células,até á etapa final da doença é designado por história natural.
A duração deste processo em adultos depende dos tipos de cancro e oscila entre meses e décadas.
No caso de crianças,todo o processo de produz com maior rapidez,podendo inclusivé durar apenas alguns meses.Isto deve-se ao facto das células se multiplicarem com maior rapidez,comparativamente com as dos adultos.
Conhecer as quatro fases da história natural do cancro facilita a compreensão da doença e demonstra a importância que tem a prevenção na maioria dos cancros.
O primeiro passo que ocorre são as mudanças celulares que dotam as células de caracteristicas de malignidade,isto é,a multiplicação descontrolada e a capacidade de invasão.
É a etapa mais longa da doença,denominada fase de indução.Em caso algum é diagnosticável ou produz sintomatologia.Esta fase pode durar até 30 anos;
A segunda etapa,denominada fase "in situ",caracteriza-se pela existência de lesão cancerosa microscópica,localizada no tecido de origem.Nos adultos pode durar entre 5 a 10 anos,dependendo do tipo de cancro.Nesta fase não aparecem sintomas no paciente.
Em determinados casos,como o cancro da mama,colo do útero ou cólon,a doença pode diagnosticar-se nesta fase através de técnicas que permitem a sua detecção precoce;
Posteriormente,a lesão começa a estender-se fora da sua localização de origem e invade os tecidos ou órgãos adjacentes.Estamos perante a fase de invasão do local.Em idade adulta,dura entre 1 a 5 anos.
O aparecimento de sintomas da doença depende do tipo de cancro,do seu crescimento e da sua localização.
Por último,a doença dissemina-se para fora do seu local de origem,surgindo lesões tumorais,designadas por metásteses.É a etapa da invasão à distância.
Fonte: Semanário Sol

Sem comentários: