maio 14, 2009

A MAGIA DAS ESPECIARIAS

São verdadeiros tesouros da cozinha que enriquece pratos de todo o género


Apreciadas desde a Idade Média,as especiarias eram utilizadas tanto em culinária como em fármacos.Quando apenas se conhecia o processo da salga como método de conservação,o uso das especiarias contribuiu para a conservação e disfarce dos maus odores da carne.

Era também habitual oferecer-se aos convivas as chamadas "especiarias de mesa" no final dos banquetes",tal como,hoje em dia,se serve o café,"no fim de uma refeição.



AÇAFRÃO

Origem:Turquia

Muito delicada,de cor laranja-dourada-escura.Obtém-se a partir dos estigmas de uma planta com o mesmo nome.

Na cozinha: Acompanha uma extensa variedade de pratos colorindo-os de um tom alaranjado forte característico desta especiaria.

Na saúde: Revela-se um excelente anti-oxidante e anti-inflamatório.


BAUNILHA
Origem: América
Vendida em vagem ou em liquido escuro.

Na cozinha:É utilizada em pastelaria e na preparação de licores.A sua substituta,a vanilina,possui um sabor semelhante,só que 30 vezes mais forte.
Na saúde:É um afrodisíaco e um estimulante digestivo.

CANELA
Origem: Ásia
Álvore de grande porte,é da casca que se extrai a especiaria,posteriormente vendida em pau ou em pó.
Na cozinha: Esta é aproveitada para preparar bebidas quentes e aromáticas e deliciosas sobremesas.
Na saúde: Possui propriedades digestivas e anti oxidantes e ajuda a controlar a pressão sanguínea.

ANIS ESTRELADO
Origem: Extremo Oriente
À venda como fruto seco,sob a forma uma estrela com oito pontas.
Na cozinha: Utiliza-se em pratos salgados e doces e intensifica o sabor do chá e do café,quando adicionado a estas bebidas.
Na saúde: É também conhecido como anti-séptico,anti-inflamatório,calmante,digestivo e diurético.

COMINHOS
Origem: Médio Oriente e Egipto.
Existem os cominhos brancos,os mais vulgares,e os cominhos negros,também conhecidos por cominhos reais.Estes últimos ,menos utilizados,têm um sabor particularmente intenso,pelo que convém usar com moderação.Nos tempos modernos,o óleo de cominho é usado em perfumes intensos e orientais.
Na cozinha:Aplica-se em misturas picantes e condimenta carnes e queijos.
Na saúde:Auxiliam as digestões e aliviam dores abdominais nos casos de cólicas,diarreias e dismenorreia.Possuem um efeito sedativo e, usados em quantidades maiores.ajudam no tratamento de doenças das vias respiratórias superiores.Quando mascados,estimulam o apetite e purificam o sangue.

CURCOMA

Origem:Índia.
Especiaria parente do gengibre,faz parte da composição do caril,dando-lhe a coloração que nos é conhecida.
Na cozinha: Utiliza-se em molhos,pratos de vegetais ou à base de carne.
Na saúde: É usada para ajudar na digestão e função hepática,alivia dores de artrite e regula a menstruação.Aplica-se directamente sobre a pele para tratar de eczemas e feridas.Trata também da azia,úlceras estomacais e cálculo biliar.

abril 13, 2009

A UTILIZAÇAO DA ASPIRINA PODE REDUZIR-SE EM 25% O NUMERO DE AVC E ENFARTES

Um quarto dos doentes de risco não tomam medicamento que evita a agregação de plaquetas no sangue
O acido acetilsalicilico,de que e exemplo a tão conhecida aspirina,consegue reduzir entre 20% a 25% o numero de AVC e enfartes,assim como as mortes que lhes estão associadas.Mas de acordo com o cardiologista João Morais,ainda "há uma percentagem substancial de doentes que não o tomam,neste caso,um quinto dos que poderiam beneficiar".
A aspirina e cada vez mais utilizada,ate nos doentes que não corram um risco tão elevado."Aplica-se a doentes que já tenham identificado a doença,como aqueles que já tiveram um enfarte ou que tenham sido operados.Por outro lado,também podem ser tratados os indivíduos que conjuguem factores de risco associados a patologia ,como hipertensão arterial ou colesterol elevado",diz o medico.
Este medicamento permite evitar a agregação de plaquetas no sangue,responsáveis pela formação de coagulos.Apesar de "este fenómeno de formação de trombos ser comum a 85% dos enfartes,iríamos beneficiar sobretudo na redução de AVC .Alem de conseguir evitar"50 eventos cardiovasculares em cada 200",este e um remédio muito acessível e com efeitos diversos reduzidos.Mais de metade das doenças cardiovasculares são causadas pela hipertensão.No entanto,apesar de 62% dos médicos acreditarem que estão a conseguir controlar os doentes apenas 19% a 54% estão efectivamente controlados,explica Vítor Ramalhinho,medico do Hospital de Santa Maria.